Conheça o IFDBlog e mantenha-se atualizado com nossas informações e insights. Explore o universo da publicidade, propaganda, marketing e design. Clique Aqui!

14/05/2007

Portifólio e portfólio… qual a grafia correta?

maio 14, 2007
Estou notando uma enorme incidência de posts aqui no Publicijobs de empresas que insistem em enfiar o I na palavra quando requisitam que o candidato envie seu portfolio, então por isso é legal esclarecer as ditas quem anuncia aqui no blog e quem pretende usar a palavra com I, veja na matéria abaixo maiores esclarecimentos:
Pouca gente tem firmeza na hora de escrever esta palavra tão usada em agências. É com i ou sem i? Tem acento? Nem o Word sabe. Veja a origem do termo e considere usar porta-fólio. Pois é, mais um termo que gera confusão. Afinal o que a gente carrega debaixo do braço ou publica virtualmente em nossas “pages” tem acento? Tem “i”? Bom, ainda que o que interesse mesmo seja o conteúdo, vamos pesquisar e definir a forma.

Segundo o dicionário publicitário online, a palavra significa:
1. Conjunto de marcas, produtos e serviços de uma empresa.
2. Conjunto das contas de uma agência, produtora, fornecedor ou profissional.
3. Conjunto dos títulos de uma editora e de programas de uma emissora de rádio e TV.

No italiano moderno a palavra se tornou “portafoglio” e no inglês “portfolio”. É curioso o fato de em português utilizarmos “portfólio” ou “portifólio” ao invés de “porta-fólio”, que é o correto e o mais natural na latinização moderna da palavra.

Enfim, a expressão “portfólio” é claramente ligada ao anglicismo, com o aportuguesamento caracterizado pela inclusão do acento na letra “o” pois se trata de uma paroxítona terminada em ditongo oral.

O vocabulário da propaganda utilizado no Brasil é excessivamente influenciado pelas expressões inglesas, numa referência ao trabalho desenvolvido pelos norte-americanos na construção dos modelos e referências desta área.

Assim, a palavra “portifólio” é usada – mas não conta nos dicionários Aurélio, Houaiss ou Michaelis, onde a grafia certa é “porta-fólio”. Esta, portanto, é a adequada quando se busca de uma identidade nacional para se utilizar o termo.

“Portifólio” talvez seja usado por uma questão fonética, afinal soa bem estranho a pronúncia da alternativa “portfólio” com o “t” mudo. Mas não consta dos dicionários que citamos.

Como se trata de uma palavra de utilização restrita no segmento artístico e de comunicação, é natural que se encontre uma ausência de conceituação até em dicionários renomados, prevalecendo a definição leiga que utiliza indiscriminadamente as duas formas – “portfólio” ou “portifólio”.

Você pode usar “portfolio” e “porta-fólio” e deve evitar portifólio. Só não esqueça da qualidade do conteúdo…

fonte: webinsider
autor: Luiz Gonçalves
imagem: Portfolio Ipsis desenvolvido pela eg.design