Conheça o IFDBlog e mantenha-se atualizado com nossas informações e insights. Explore o universo da publicidade, propaganda, marketing e design. Clique Aqui!

24/02/2010

Publicar ou não vagas "ligadas" a área de comunicação

Oi pessoal precisamos de uma ajuda dos leitores do Publicijobs em uma dúvida cruel que está assolando tanto a mim (Iris) quanto ao Marco - rs.

Desde sempre o Publicijobs foca a área de comunicação social (publicidade, criação, design, marketing) - deixamos isso claro nos textos como no aviso em negrito na lateral do blog, e assim consequentemente o público-alvo do Publicijobs são profissionais e estudantes desta área, certo?

Porém, vira e mexe recebemos vagas de áreas que estão "LIGADAS" a ela, por exemplo a área de Informática/TI, então sempre chega uma vaga de Programador aqui, infelizmente ou felizmente algumas destas vagas por descuido foram publicadas aqui no blog se baseando na seguinte justificativa:

Se são áreas ligadas e é uma agência de propaganda/publicidade/design que está enviando pq não publicar?

completando a justificativa do Marco:

As empresas tradicionalmente buscam as agencias para resolver seus problemas de web hoje em dia e não só web, antigamente comunicação era tv, radio e impressos. hoje isso mudou radicalmente cada vez mais as aplicações computacionais são utilizadas como ferramenta de comunicação então as propias agencias mesmo estão procurando esses tipos de profissionais algumas dessas coisas estão intimamente ligadas ao exercicio da comunicação.



Porém lá vem a chata da Iris, que vos escreve, com a seguinte argumentação:

O foco do blog, o publico-alvo dele são TODOS formados na área de comunicação, se vc um dia vier até mim e falar que um curso universitário de publicidade, mkt ou mesmo design dá aulas de programação (asp, php, c++, SQLServer, PL/SQL entre tantas liguagens de programação) eu posso até mudar minha opinião.

No caso de vagas de programação o profissional tem que ter certificações e conhecimentos de coisas que NÃO SÃO DA ÁREA DE COMUNICAÇÃO (basta pegar a grade curricular de qualquer universidade que entenderá minha colocação)....as áreas estão ligadas e é esta a diferença que os anunciantes devem entender e assim começar a procurar profissionais qualificados nos lugares certos pra não transformar o mercado como está hj.

Do que eu vejo as empresas ñ sabem categorizar nem mesmo dar a nomenclatura correta para o profissional daquela vaga, publicam em locais errados e acabam contratando um profissional meia boca com o título de programador que ñ passa de um micreiro sem qualificações nem certificações as quais deveriam ser exigidas.


Esta minha argumentação é unicamente voltada ao anunciante, pra que ele tenha 100% de êxito no recebimento de currículos/portfolios enviados para ele por leitores (o publico-alvo) daqui do Publicijobs. Aliás esta argumentação que fiz até enviei a um anunciante, eu escrevi inclusive que eu achava engraçado dizer isto a ele, afinal penso eu, a agência/anunciante após ler o foco deste blog (página quem somos e envie sua vaga) vai concluir qual é o público-alvo do blog e assim terá uma certa prévia de que receberá currículo/portfolios de profissionais de COMUNICAÇÃO com nível elevado. Ou será que estou exigindo demais das empresas/anunciantes? Mais fácil enviar todas as vagas que temos lá pro Publicijobs pq lá é de graça mesmo né! Humm, será que pensam assim?

Enfim, o que quero dizer que PRA MIM é preciso saber focar o blog para que assim se tenha um público BEM DEFINIDO e que vagas "ligadas" a área de comunicação devem ser analisadas no sentido de até que ponto é esta ligação, se é meramente uma complementação a outra ou ela tem q ter conhecimento da área de Comunicação para ser executada. Esta segmentação bem feita, bem canalizada na minha opinião levará até os anunciantes profissionais bem qualificados.

BOMMMM, daí vc vai virar e perguntar: Ok Iris, vc escreveu pra caramba e o que eu tenho a ver com isso? Daí eu lhe digo, já que o Publicijobs é feito logicamente também por vcs que tal dar seu pitaco em relação a isso?

Publicamos estas vagas "ligadas" a área, ou filtramos a coisa pra deixar o Publicijobs bem focado?

Conto com sua participação seja leitor ou mesmo anunciante ;) veja a enquete abaixo e use os comentários para dar sua opinião, ok




PUBLICAR OU NÃO AS VAGAS "LIGADAS" A ÁREA DE COMUNICAÇÃO






..............................................................................................................................................................

UP DATE 24/02 | 18:54
Disputa acirradíssima, estou gostando de ver a participação, de verdade, praticamente um BBB - rs , masssssssss gostaríamos muito de também ler a opinião de vcs em relação ao assunto, principalmente do time que votou no "depende". Ler a opinião sobre um outro ângulo pra gente aqui tb é um aprendizado que pode gerar outras idéias para o Publicijobs ;) Então pode dar seu pitaco caso queira acrescentar algo pelo comentário ok. Valewww ;)

UP DATE 25/02 | 14:49
AVISO:
Desculpem o transtorno, infelizmente mudaram as configuraçãoes por 2 vezes no box de comentários do Publicijobs, na época impedindo comentários no blog, porém liberei esta possibilidade no Publicijobs para que houvesse esta integração com os leitores, mas não notei que tinham ticado para apenas membros(colaboradores/adm) pudessem comentar. Agora retornei ao que estava, usuários registrados (inclui OpenID) podem comentar a vontade, apenas comentários anômimos não são aceitados.

Desculpem o transtorno e muito obrigada ao Luciano Angelotti pelo aviso ;) Agora podem comentar tranquilamente.


..............................................................................................................................................................


EXEMPLOS

Vou postar alguns exemplos destas vagas que chegam até nós para que o assunto ñ fique tão restrito ao caso do programador que citei acima:

- VAGA DE AUXILIAR FINANCEIRO
Oras como falei o nome já diz de qual área esta pessoa deve ter conhecimentos porém a vaga foi publicada pelo Marco pq era vinda de uma agência de comunicação.

- VAGA PROSPECÇÃO DE CLIENTES/COMERCIAL/CONTATO PUBLICITÁRIO
Na maioria do que recebemos pela descrição já se sabe o que é, esta é manjadissima, este belo nome é conhecido popularmente como VENDEDOR, a pessoa contratada geralmente deve possuir carro e tem que ir de porta em porrta ficar vendedo ou produto ou espaço publicitário, geralmente e infelizmente as empresas e pessoas incampacitadas para selecionar profissionais julgam que para fazer este tipo de trabalho deve ser formado em comunicação/mkt .

O marketing sim, mas em marketing um trabalho de prospecção de clientes garanto que não é ser um vendedor de porta em porta é um trabalho de planejamento imensamente maior, que na maioria das empresas por falta de recursos mal sabe fazer.

- VAGA AUXILIAR ADMINISTRATIVO
Esta também pelo nome vc já sabe daonde ela deve ter conhecimentos para desempenhar a função, mas do que recebemos no publicijobs é mais um caso onde a "agencia de comunicação" quer que a vaga seja publicada. Algumas vezes uma auxiliar administrativa não vai passar de uma recepcionista e isso muitas vezes fica bem claro na descrição da vaga.

- VAGA TELEMARKETING
Esta particularmente nem me passa na cabeça de postar um dia se quer no Publicijobs. Geralmente empresas qe recrutam estes profissionais ao invés de darum treinamento de atendimento voltado a função acham que pegando um formado ou estudante de comunicação os conhecimentos que ele irá trazer desta área serão relevantes para atender um telefone/cliente. Como disse creio que quem recruta deve pensar: se eles fazem comunicação são peritos em se comunicar ;)

- VAGA DE PROGRAMADOR
Bom como disse vem muita vaga de programador, com conhecimentos em varias linguagens desta área de INFORMATICA/TI/ PROGRAMAÇÃO.

33 comentários:

  1. AVISO:
    Desculpem o transtorno, infelizmente mudaram as configuraçãoes por 2 vezes no box de comentários do Publicijobs, na época impedindo comentários no blog, porém liberei esta possibilidade no Publicijobs para que houvesse esta integração com os leitores, porém não notei que tinham ticado para apenas membros postarem. Agora retornei ao que estava, usuários registrados (inclui OpenID) podem comentar a vontade, apenas comentários anomimos não são aceitados.

    Desculpem o transtorno e muito obrigada ao Luciano Angelotti o aviso ;) Agora podem comentar tranquilamente.

    ResponderExcluir
  2. "Dê a mão e vão querer o braço". Se vocês começarem a publicar vagas de TI e outras áreas, a coisa vai sair do controle. Eu acompanho outros blogs de vagas na área de comunicação e não respondo nem 1% das vagas. No Publicijobs a coisa é bem diferente. O Publicijobs é nosso!!! rs rs. Abraço. André Macêdo. Produtor Gráfico.

    ResponderExcluir
  3. Vou copiar e colar aqui o que um membro do PUBLICIJOBS.ORG acabou comentando por lá sobre o assunto:

    .....................................

    "Meus,

    não acho legal oferecer vagas de áreas que sejam minimamente ligadas à cadeia produtiva da comunicação. Perde o foco, manjam? também tem uma vantagen: abre a possibilidade de fundação de um blog semelhante ao publicijobs só pra essa galera.

    Imagina que você vai comprar um carro, e de repente o vendedor começa a te oferecer produto desembaçador de para brisas e rebimboca de parafuseta do macaco ou tinta pro triângulo - tem muito pouco a ver, né. Então esse lance de incluir áreas extra-comunicação é um tiro no pé. O anunciante não vai gostar porque dilui (aumenta, mas desfoca) a audiência do blog e o visitante vai penar pra encontrar o que procura.

    É isso.

    Abs.
    Klaus | http://publicijobs.org/members/klaus/ "

    ResponderExcluir
  4. Eu tinha, no primeiro dia, tentado postar uma resposta enorme, mas não foi... E sabe como é, depois q vc já digitou tudo aquilo não quer ter que repetir...

    Mas o mais pertinente em todo meu reply era:

    O Publicijobs visa atender comunicólogos desempregados ou atender o mercado de comunicação????

    É a questão de saber qual seu foco...

    Se for atender a indústria da comunicação; constantemente estúdios, agências, in-houses e toda sorte de empregadores da área deveriam publicar suas vagas por aqui...

    Em ambientes ideais Web Developers/Programadores trabalham desde a primeira reunião, o começo da idealização de um website ou aplicativo, juntamente com diretores de arte e designers. É até um absurdo chamá-los de TI, Front ou Back End... Já que eles trabalham ativamente na criação de ferramentas de comunicação...

    ResponderExcluir
  5. Eu acho valido
    desde que seja realmente, de alguma forma, ligada a área de comunicação.
    Fora isso é inutil publicar.

    ResponderExcluir
  6. Vejo que o povo vai engrenar no debate, entõa nõa vejo por quê não jogar mais uma pedra pra baguncar um pouco mais a superfície deste lago...

    Se o problema é focar em comunicação, porquê não barrar as vagas de marketing mais relacionadas aos processos adminstrativos e de inteligência que são muito mais distantes da comunicação que o "developing"...

    ResponderExcluir
  7. Mídia interativa não faz parte da área de comunicação? Sites, banners, jogos, aplicativos etc, não servem também como ferramentas publicitárias? E quem desenvolve esse tipo de mídia? Só o publicitário? Só o designer? ;)

    ResponderExcluir
  8. Oi gente! =)

    Acredito que se as vagas de TI (por exemplo) vierem de uma agência de publicidade que, entre outras coisas, desenvolve sites não tem porque não publicar.

    Internet é uma ferramenta de comunicação, e quem trabalha nessa área precisa e muito de profissionais que saibam fazer programação.

    Da mesma forma, algumas agências que possuem gráficas, estudios fotográficos ou algum outro "braço", podem precisar de profissionais para essas áreas específicas.

    Mas reforço que, na minha opinião, esse tipo de vaga só deve ser publicada se vier de uma agência de publicidade, pois assim o blog não perde o foco.

    Bjokass a todos.

    Juliana

    ResponderExcluir
  9. O público do blog são publicitários/ comunicólogos. Os profissionais e empresas da área de TI devem buscar blogs especializados nisso. Acho nada a ver publicar vaga de ti. Se for pensar na área de comunicação vai entrar mt vaga, inclusive garçon, copeira, recepcionista,administrador... etc.

    Por favor, não façam isso!

    ResponderExcluir
  10. A própria comunicação do Publicijobs, inclusive essa enquete, foram possíveis graças a profissionais de TI. Eles não comunicam, não publicam?

    ResponderExcluir
  11. Eu acho que depende porque tem pessoas que layoutam web e entendem muito de programação, mas acho que esse tipo de programador sim, no mais, acho que não tem que divulgar. Também sou a favor de manter o foco.

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  12. Só um obs.: depois que li o comentário da Carolina, lembrei que já recebemos até vaga de pedreiro :D, coisa de louco :D

    ResponderExcluir
  13. Leo Cavalcante, rs o fato de fazer uma ferramenta para comunicar ñ torna a pessoa/profissional um comunicólogo, designer ou mesmo marketeiro :D

    ResponderExcluir
  14. Pelo nome, entendemos que este seja um blog para vagas de Publicidade e áreas ligadas a ela. Até aí, tudo bem publicar vagas relacionadas ao mundo vasto da comunicação e suas formações (RP, Jornalismo, Publicidade, Marketing, Design etc), e também publicar vagas para a galera que programa sites e coisas do tipo.
    Poderia ser separado por área, aqui no Publicijobs. O que deturpa o site são vagas de empresas malucas que querem um Gerente de Marketing, com habilidade em planejamento, que tenha experiência com criação e artes e que programe em Java e C++...
    Para nos tornar-mos bons naquilo que fazemos, temos que nos dedicar. Não digo que devemos fechar a cabeça no nosso mundinho, mas precisamos de foco.
    Esse tipo de vaga deveria ser tirada do site

    ResponderExcluir
  15. Pessoal. Sou diretora administrativa de uma agência e muito fã do blog. Realmente peço publicações de programadores, pois hoje as duas áreas estão extremamente ligadas. A maioria das agências são, também, agências digitais onde os profissionais de TI/programadores web são muito importantes. E, para complementar, quando buscamos esses profissionais, precisamos de conheçam o segmento publicitário, motivo esse da digulgação em um blog frequentado por esse público.
    Abraços
    Val Andreassa

    ResponderExcluir
  16. Acho que não pois existem blogs apenas pra vagas de TI e comunicação.

    ResponderExcluir
  17. (Iris | Equipe Publicijobs escrevendo)

    Bom pessoal para sairmos um pouco do exemplo de vagas da área de Informática/TI, vou citar outro exemplo:

    Vagas de telemarketing (que me resuco a publicar pq na maioria é trabalho escravo e ñ sei do pq pedem que esteja cursando comunicação) e a vaga de "prospecção de clientes e atendimento publicitário", infelizmente o mercado e muitas pessoas de RH como ñ sabem da dimensão do que é uma prospecção de clientes nem um trabalho de verdade de mkt para prospecção de cliente reduzem esta área, este trabalho a um SER com uma pastinha embaixo do braço que vai com o proprio carro de porta em porta VENDER produto/anuncio, e isso fica claro quando leio a descrição de um anúncio assim.

    O mercado e/ou pessoas incapacitadas que infelizmente são nomeadas a fazer a seleção de profissionais para empresa vão em universidades ou mesmo aqui selecionar pessoas da área de comunicação pra fazer um trabalho que na verdade é TOTALMENTE COMERCIAL, um trabalho de VENDAS.

    Eu não sei o que se passa, mas estas pessoas, culpo mais os profissionais de RH ou sei la quem que é nomeado a contratar as pessoas dentro da empresa que trabalha, mas elas devem pensar da seguinte forma: bom a pessoa tem q vender ir de porta em porta e precisa falar, vou pegar alguem que faça comunicação, pq comunicação comunica né!?! :D

    As empresas precisam saber a quem delegar a responsabilidade de fazer a seleção de alguém para determinada vaga, se o anunciante ou empresa nem ao menos sabe ou como disse reduz uma "prospecção de cliente" a um vendedor de porta em porta, vc acha que esta empresa tem alguma qualidade no sentido de oferecer uma carreira descente a um profissional? Eu tenho absoluta certeza que ñ!

    Por isso tb minha opinião de ñ publicar vagas "ligadas" a comunicação ou mesmo aquelas q pela descrição vc já saca que é coisa escrava, no sentido de ñ dar futuro profissional.

    ResponderExcluir
  18. eu acredito que existam tantas comunidades já abertas de TI, Web e afins... Afinal, a internet É o canal deles...
    Porem de designers existem tão poucas...

    ResponderExcluir
  19. Olá pessoal COM CERTEZA DEVE SER COMUNICADO vagas na área de comunicação, esse site já me ajudou e tenho certeza que vai continuar ajudando muita gente, já fiz várias entrevistas através do mesmo, é uma pena nenhum ter dado certo aindo mas creio que minha hora chega.
    Cheguei a ser contratada mas na hora H o RH da empresa barrou minha contratação por eu morar longe e ter que pegar 3 conduções....
    Adoro o trabalho de vcs..... continuem divulgando...
    bjs
    Paty

    ResponderExcluir
  20. Iris, sim, não torna. rs

    Mas o Publicijobs é focado somente para esses profissionais ou à área de comunicação? Desenvolvimento de websites não faz parte do mercado publicitário? ;) rs

    http://www.terra.com.br/publicitario/

    ResponderExcluir
  21. Se vc não sei se é o caso acompanhou o Publicijobs desde seu inicio sabe que o foco é para profissionais de COMUNICAÇAO e o que quer dizer isso, formados nesta área. Como começamos a receber até vaga de pedreiro, recepcionista, juro que recebemos umas coisa que não da pra acreditar se quem enviou se quer perdeu um tempo lendo antes o conteúdo do blog, tentamos afunilar isso colocando a seguinte obs: "Vagas de áreas que não sejam de comunicação (publicidade, criação, design, marketing) serão todas descartadas."

    Não colocamos informática, não colocamos administrativo, nós tentamos focar da melhor forma possivel, mas dai chega uma vaga de programador, ah o cara vai pegar um site vai programar atras oras é comunicação isso, rs como disse eu ñ acho os conhecimentos q ele tem é de programação é não de comunicação. Por isso quenado li a obs feita pelo The Guide Line Freak considerei muito.

    Aqui desde o seu inicio tentou focar bastante vagas para PROFISSIONAIS DE COMUNICAÇÂO, este é seu grande diferencial, aqui ñ e igual a um catho da vida onde um profissional da área vai fazer uma pesquisa e só acha vaga de telemarketing (pq o contratante teima q pra atender telefone tem q fazer comunicacação) nem de contato publicitario (q na verdade é um vendedor de porta e porta e o anunciante teima que vendedor tem q se comunicar né, oras então vendedor tem q estar cursando comunicação, dai da uma mudada no nome da vaga pra ter mais a ver com comicação entao mete um PUBLICITARIO, isso vejo dende que conhecei a facul isso há 10 anos atrás )

    Na minha opinião se partir do seu principio "mercado publicitário" se vc tem ideia do que falou vc estará incluindo sim outras áreas!

    Outro exemplo que chegou agora, vaga de "AUXILIAR ADMINISTRATIVA" bom o próprio nome já diz a área da qual o profissional a preencher esta vaga deve ter conhecimentos ñ é, a descrição então remetia mais a isso, porém após trocar email com o anunciante sua justificativa foi: somos uma agência de comunicação, por favor reconsidere...

    Oras, eu sei que estou sendo chata, mas as empresas ñ estão sabendo procurar no local correto, olhando pelo lado da empresa, provavelmente vai contratar alguém que não é da área e ficará infeliz no trabalho e a contratada que provavelmente é uma formada ou estudante de comunicação ficará frustada pela porcaria de trabalho que ela se meteu, afinal ela está numa agência de comunicação né?!

    Acho que por isso tenho tanta aversã o a profisisonais de RH e de pessoas incapacitadas a recrutar profissionais para trabalhar em uma empresa, se vc acompanhar de perto é cada patacoada, e no final quem é o mais lesado e a bestinha que "afinal ela foi trabalhar numa agência de comunicação pq ela faz comunicação" ACHANDO q vai fazer coisas da área dela mas não o papel que ela vai desempenhar é TOTALMENTE ligado a área de ADMINISTRAÇÃO.

    ResponderExcluir
  22. Não acompanhei o site desde o início, quando tive conhecimento ele já estava bem influente e inclusive o conheci numa busca por vagas em desenvolvimento! rs (apesar de cursar Design).

    Se o foco de vocês são profissionais da comunicação e não a área da comunicação (que pra mim pelo menos, tem diferença) é melhor manter esse objetivo.

    Pedreiros, administradores, vendedores e atendentes realmente não fazem parte do grupinho, mas acredito que desenvolvedores, estão ao menos ligados aos comunicólogos, ainda mais quando a comunicação é interativa no caso de um site.

    Mesmo que vocês optem por publicar, terão que avaliar o que é ou não "ligado" a área de comunicação e ficará ao senso de vocês saber se a vaga está no contexto do blog.

    ResponderExcluir
  23. Gente, não é por nada, mas... Tem como parar de colocar desenvolvedores e programadores Web na caixinha de "Profissionais de T.I."???? É até ofensivo tanto para eles quanto para os profissionais de TI, os trabalhos e focos são completamente diferentes...

    Enquanto um developer tem que dominar conceitos de design como contrastes, composição, Teoria das cores, Tipografia, Kerning, etc, etc, etc. Um profissional de T.I, tem que ter uma visão sólida dos processos gerenciais de uma empresa, do fluxo de informações entre os departamentos, e de como criar/adaptar/gerenciar os sistemas de informação para aumentar a agilidade e a segurança dos processos e procedimentos do dia-a-dia...

    Eu nunca defenderia a divulgação de vagas de TI, mas ainda acho complicado jogar os developers e web/application programmers longe dagente...

    É até engraçado... Ainda estes dias estive em meio a um debate ferrenho pq no mundo todos, dentro e fora da nossa área, as pessoas parecem confundir designers focados em web com developers, muitos até acham q todo designer focado em web deveria sebar codificar... E, por aqui, ao contrário do resto do mundo todo, developers e web/application programers viraram profissionais de TI... Para quem entende Inglês, vai aqui o link com o debate no Blog do Elliot Jay... http://elliotjaystocks.com/blog/web-designers-who-cant-code/

    ResponderExcluir
  24. A minha opinião é a seguinte, faz parte dos cargos da empresa deve ser publicada sim. Por exemplo, um profissional de comunicação é um membro importante em editoras, que possuem o departamento de arte que por sua vez é anunciado no publicijobs.
    Só repito que as vagas devem ser sempre abertas, nada de vaga secreta, isso é artimanha de empresas de RH. E outra, foge do que fez o sucesso desse blog, pode até fazer uma enquete sobre isso.
    Por isso, se for um anuncio para trabalhar dentro de uma agencia, editora entre outras ligadas, seja o cargo de um office-boy ou um diretor financeiro, deve entrar no publicijobs sim.

    ResponderExcluir
  25. (Iris escrevendo)

    AO JOE - SOBRE "VAGAS SECRETAS"

    As vagas secretas que chegam até nós, digo por mim elas vem com email aberto PRA NOS da agencia contratante e o email p/ contato do candidato é diferente. O que quero dizer que as "vagas secretas" aqui publicadas são TODAS verificadas, como deixamos bem claro na página ENVIE SSUA VAGA.

    ResponderExcluir
  26. Olá
    Não seria tão mais fácil cria um Publicijobs segmentado para essas vagas, deixando o original exclusivamente para as vagas de publicidade?

    Obrigado.

    Fábio de Melo.´.

    ResponderExcluir
  27. O site tem um publico de profissionais formados em comunicação, acho que ao serem publicados anuncios que não tem muito a ver com a área própriamente dita, corre-se o risco de perder um pouco do público e a identidade do site.
    Como acho também que o site deve abrir mais o leque para vagas de MKT por exemplo, o MKT dentro das empresas é uma saida muito interessante que a maioria das faculdades não trabalha nem cria esse interesse nos alunos, o maior exemplo é que hj temos diversos profissionais de MKT que nem em comunicação são formados, e o resultado disso vcs ja sabem, muitas vezes ''lamentável''.

    ResponderExcluir
  28. (Iris escrevendo)

    Fabio se vc quiser se oferecer como desenvolvedor voluntário para tal "facilidade" sempre precisamos de colaboradores ;) aqui ideias temos várias, dinheiro e tempo é sempre o que nos falta ;)

    .....................

    EPG MARKETING DIGITAL - Para abrir o leque para vagas de mkt é simples, basta os anunciantes nos enviarem as vagas ;) se eles ñ enviamnem temos como abrir uma enquete sobre o assunto - rs

    ResponderExcluir
  29. ah um ps.: pra quem quer vagas na área de mkt assim como tantos sites q ja tem com este mesmo foco (em mkt) pra quem é novato e ainda ñ sabe um bom é o http://www.mundodomarketing.com.br/oportunidades.

    ResponderExcluir
  30. Eu acredito que esse afunilamento é necessário, eu por exemplo já encontrei vaga de entregador de panfletos (!!!) na área de comunicação de um site de busca de empregos.

    O que eu acho é que o site deve ser voltado para o público, e não para as empresas. Se a vaga não está diretamente ligada à publicidade, mas necessita de um comunicólogo, é muito válido postar. Já o contrário é simplesmente idiota, existem muitos sites de emprego por aí, se a vaga que ele dispõe não tem nada a ver com o que fazemos, ele que procure outro lugar para postar o que ele oferece.

    ResponderExcluir
  31. (Iris escrevendo)

    Houve um problema no blogger/publicijobs a permissão de admin tanto de minha conta Iris quando esta foram tiradas.

    Caso alguém esteja enfrentando problemas pelo comentário aqui postado POR FAVOR tenham paciência que seu comentário será retirado quando o sistema for normalizado. (assim espero)

    ResponderExcluir