Olá Iris como vai?
Acesso o seu blog a muito tempo e está de parabéns pela iniciativa.
Doando parte do seu tempo pra ajudar os outros.
Vocês acabam ajudando tanta gente que nem imaginam como.
Como você está a frente de uma coisa tão bacana no meio publicitário, achei interessante lhe enviar um "desabafo".
Talvez, de alguma forma isso possa ser usado pra você ajudar mais gente como sempre tem feito. Tentarei ser breve........................................................................................................................
Ultimamente, devido as idas e vindas da vida, tenho me arrependido de ter me formado em publicidade.
O motivo?
Infelizmente, é uma graduação muito diluída. Não se aprende nada realmente que seja de uso efetivo.
Compare com qualquer outra graduação... engenharia, arquitetura, até turismo.
A graduação de publicidade é algo desforme e não prepara ninguém pra coisa alguma.
Talvez se você trabalhar na área de marketing, planejamento ou mídia, você tire algum proveito.
Também tenho ficado muito descontente com a área que trabalho, criação web, mas pra começar, vamos adotar apenas como criação.
O motivo?
A maior parte dos lugares onde a gente consegue trabalhar, é uma agência.
Ultimamente o ambiente de trabalho, de criação, de uma agência tem ficado insalubre.
Não há respeito ou limites de horário.
E as pouquíssimas coisas proveitosas que você pode retirar de sua graduação, não são levadas em conta em momento nenhum.
O cliente quer fundo branco com fonte amarela, então é assim que tem que ser.
Outra coisa, comprovando a que foi dita anteriormente sobre a graduação, hoje não é necessário ser formado pra se trabalhar em criação.
É só saber trabalhar o básico das ferramentas e ter uma direção de arte boa.
Ninguém olha seu diploma.
Isso me faz deixar de gostar de outra coisa. As próprias agências.
O motivo?
Agência é lugar de "muleque" e de "mulecagem".
Mas como assim?
Se você é um profissional de arte, quando tentar entrar em uma agência, não vão perguntar sua formação.
Entrando, não vão te registrar. Vão te fazer abrir empresa ou comprar nota.
Ambas as coisas, pelas intenções, são ilegais.
Porque os donos, são "muleques".
Um bando de velhos achando que são descolados, moderninhos, e querem ser espertos o tempo todo, com todo mundo.
Não assumem a responsabilidade de registrar, ou pagar hora extra, ou benefícios.
Nisso inclui-se o FGTS e os impostos que deveriam pagar se registrassem.
Sem contar a pirataria, então não sejamos hipócritas.
E quem não tem responsabilidade, pra mim, é "muleque".
Não dá pra se imaginar um pai de família, trabalhando em condições de "muleque" em uma agência.
Sem respeito, sem horário, sem registro, sem direitos e sem plano de carreira.
Por fim, ao olhar para meus amigos que não trabalham com publicidade, vejo o quanto que ralaram pra passar nas provas de suas faculdades.
O quão difícil foi entrar no mercado e como eles são valorizados agora.
Todos registrados.
Todos com ambições dentro da própria empresa.
E empresas grandes, estruturadas.
Em contrapartida, se você comprar um PC, você já pode abrir sua agência.
Se for descolado, compra um MAC então.
o blog publicijobs é excelente, estão de parabéns pelo esforço e tempo doado.
Infelizmente, estarei deixando de acessar o blog, pois meus planos profissionais estão em outra direção, fugindo da publicidade.
É triste saber como essa profissão é prostituída e como os donos deixaram isso acontecer. Moleques.
Perdão pela extensão do e-mail, mas se analisar friamente, verá que é verdade.
Com certeza, se ama o que faz ou se é exceção, não vai concordar com tudo o que disse, mas vai ver muita verdade.
Grande abraço a todos você que me ajudaram muito durante esses anos!
Tiago
Tudo que o Thiago escreveu já sei há anos (e me formei em 2000 hein! como estou velha - rs), a diferença é que vi tudo isso e outras cositas a mais e achei a minha solução: virei freelancer e quando escolhi meu curso foi focado em mkt.
Minha ideia na época era fazer criação porém depois de conversar com gente da área que, olha só, naquela época já se via isso, desisti e parti pro mkt q tb gostava e realmente é uma área mais focada maioria das pessoas que fazem parte dela são profissionais mais sérios, não que na publicidade não tenha mais a proporção garanto que em marketing é infinitamente maior. Hoje no meu trabalho acabo aliando as duas coisas mkt e criação e acabo me destacando, tendo um bom diferencial comparado a outros profissionais.
Não quero dizer pro Thigo tipo volta e tals, mas eu acho que quando a gente realmente gosta do que faz sempre tem outra saída, vai por mim!
SUCE$$SO Thiago espero, aliás falo pelo Publicijobs todo, que encontre seu caminho que ele te traga felicidade e realização profissional. BOA SORTE!
Iris
Equipe Publicijobs
Eu passo frequentemente por isso, mas ainda não desisti, acredito que se queremos que mude, temos que mudar e não simplismente desistir, sou formada, e acabei de arranjar um emprego, e em todos os lugares que fui ... 600 reais sem beneficio, sem registro sem nada, e acham mto.... mesmo assim eu consegui um melhorzinho e sei que vou farei a diferença, e já que estão insatisfeitos, pq não fazer acontecer ;)
ResponderExcluirBejos
Excelente post! Demonstra o sentimento de vários profissionais da área. Realmente penso nisso há muito tempo (tb sou velha, me formei em 2004)e vejo que há muita, mas muita verdade neste texto. Quem se forma em Publicidade e Propaganda faz o que? Pq para trabalhar com criação, procura-se os designers ou "quem sabe ferramentas de Criação" e para trabalhar com MKT, quem é formado em Propaganda e Marketing. Quem fez Publicidade e Propaganda está no "limbo" das profissões. Beijos!
ResponderExcluirPois é Iris. Acabei de twittar um "protesto". Entre aspas porque não descarado, mas é a realidade.
ResponderExcluir"agência de SP contrata designer, todo pacote adobe, 3d, as2, as3, html, css, tableless, php, asp, java, C++, salário R$ 1200,00." #vsf
Não vi esse anúncio, mas já vi parecidos. E é a real. Cada vez mais as agências querem mais dos caras, pedem especialidades, ninjas mas não querem pagar de forma compatível com isso.
Além de todos os outros cometários que o Thiago fez. Já pensei nisso também, cara. Continuo lutando um pouco, mas com o tempo estou meio descontente.
Boa sorte pra nós! E parabéns pelo trabalho e pelo blog!
Concordo plenamente com o Thiago e tbm com a Iris, mas acho que temos que nos unir para mudar este cenário e concientizar a galera.
ResponderExcluirBato palmas... MEUS PARABÉNS.. pela coragem e pelas verdades ditas.
ResponderExcluirÉ de gente assim, como vocÊ... que o mundo da propaganda, da publicidade... precisa.
Hoje, acredito que como você.. há vários outros publicitários, talentosissimos por sinal.. passando pela mesma situação.
Trabalhei até dias atrás com um, com 10 anos de profissão e disse pra mim... "Não me considero mais publicitário, quero sair disso aqui.. só estou estudando a melhor forma".
Eu mesmo estou num dilema... ainda cursando, por sinal estou no quarto ano.. prestes a terminar com o pensamento e algumas decepções. Trabalho na área desde o primeiro ano... e percebi que sempre será uma profissão que não te dará segurança... e você ainda se mata trabalhando 16h por dia, muitas vzes sem almoçar, sem dormir, sem ir ao banheiro... E você se mata para a agência perder uma conta e você estar na rua com outras pessoas.
São muitas decepções.. o EGO do publicitário é maior que qquer outra coisa... Mas ainda tenho esperança de que tudo mude.
Tenso, ok? Fiquei com medo. Mentira. Muito bom o Publicibjobs dar esta oportunidade pra galera ler este depoimento. Gostei bastante. E como disse a Iris, "quando a gente realmente gosta do que faz, sempre tem outra saída". Isso aí.
ResponderExcluirAmo publicidade. Amo criar.
ResponderExcluirE concordo com tudo que ele disse. É a mais pura verdade!
Ainda assim... acredito que "quando a gente realmente gosta do que faz sempre tem outra saída".
Enfim, continuo com freelas e não penso em voltar tão cedo a alguma agência de publicidade. Mas tenho certeza que ainda há grandes agências comandadas por gente séria e honesta. Olha a Neogama/BBH por exemplo.. os jobs que saem de lá refletem minha vontade de persistir e vencer na publicidade honesta, simples, genial e efetiva.
SENSACIONAL e ao mesmo triste o que ele descreve, pois me sinto igual. E falo pra todo mundo se um dia meu flho falar Mamãe, quero ser publicitária, eu deserdo. rs
ResponderExcluirMas é preciso, mais do que nunca, nesta era onde empregos somem e áreas se diluem de ter um foco e ir atrás de cursos e outras maneiras de trabalhar com comunicação e com direitos.
Parabéns a todos,
Concordo em partes, realmente é algo bem desonesta a parte de criar algo, não precisar ser formado, análise de curriculo de portifólio (o que é isso? e como é feito?, sendo que na prática é que mostramos o que sabemos fazer realmente). Hoje qualquer pessoa que tenha um senso estético bom, consegue trabalhar na área, não tiro o mérito, mas convenhamos que também passei 4 anos estudando, querendo ou não. E outra, a área de publicidade, são para pessoas "diferentes", "ëxóticas", como dizem, então é bem "cool" chega e dizer que trabalha com publicidade. Bom, me arrepender? Não me arrependo, tem suas desvantagens, como alguma outra área complicada por aí, mas o jeito é saber levar a profissão e se dar bem, o resto, deixa rolar e ver o que acontece.
ResponderExcluirabx!
Na boa, qualquer área é assim. Informática também.
ResponderExcluirÉ isso mesmo. Disse muitas verdades.
ResponderExcluirProcure trabalhar com freelancer, busque uma filosofia e faça como eu: CONCORRA com as agências. E ganhe delas sempre que puder...rs
Não deixe de estudar e preencher os espaços. Agências, hoje, seja de qual tamanho ela é, está forrada de burocratas metidos a fodões. Claro que há muitas que são ótimas, admiro muitas agências, mas saiba que a maioria delas são verdadeiras ilhas. Eu sinceramente estou tentando evitar cair nessa. Sou designer motion e gosto de trabalhar direto no cliente, viver o que ele vvive, ver o que ele vê. Tive bons resultados.
Eu posso te dizer que estou bem satisfeito com os rumos que o consumidor está dando a publicidade. Os oportunistas vão se dar muito mal.
Eles que aguardem...
Vida morfética pra gente que ama o que faz também... tem que comer o pão que Belzebú Kapeta amassou!!! O negócio é combinar o Design com outra área. Eu, por exemplo, vou partir pra Moda+Design, apesar da minha facul (ESAMC) ficar empurrando mkt goela abaixo dos alunos.
ResponderExcluirÉ bom, até... Assim eu espero q com a base em gerenciamento e estratégia eu me destaque no meio dos não-formados.
=)
eu concordo com cada virugula que o Thiago disse, soh não acho que deve desistir nem nada, mas eu sou designer e fujo de agencias exatamente porque preciso pagar minhas contas e viver com dignidade, e tudo que vejo é exploração, prostituição e desrespeito nessa àrea, isso precisa mudar, e o cliente precisa ser reeducado por esses profissionais
ResponderExcluir(Iris escrevendo)
ResponderExcluirTo amando ver a opinião da galera!!! Olha pra galerinha que esta começando ou está no meio do caminho, conselho de amigona do peito - rs, sempre que tiver oportunidade complemente o curso universitário que fez, tipo quem fez mkt complete depois com cursos de design e vice e versa, pq ai lá na hora de executar um projeto tenha certeza que ele ficará muito mais redondinho e te dará bons frutos depois nas indicações. Não resuma sua vida profissional a apenas o que te passarem na faculdade.
E como sempre digo faça contatos, desde sempre esta área infelizmente é na base do QI, lembro até hj quando estava no colegial que uma professora me perguntou o que iria "prestar" ai falei q ia fazer Publicidade e na hora ela falou: "VC TEM QI", me deu uma raivaaaaaa na hora, fiquei P da vida, mas mallll sabia eu o que iria enfrentar.... então pra galerinha nova, já estejam avisados, a "rapadura é doce, mas não é mole não" - rs
Minha colega de trabalho me passou esse link a alguns minutos. Quando comecei a ler minha semana de trabalho passou toda pela minha memória. Não sou criação, sou finalização. Tenho um filho de uma ano e meio, o qual vejo somente nos finais de semana e em alguns raros dias que consigo sair do trabalho no horário. Compro nota, não tenho carteira assinada. Sou formada a mais de 2 anos, passei 6 anos no curso, universidade particular, cara. Sempre trabalhei na área, desde o primeiro semestre, e tive carteira assinada apenas em dois empregos. Hoje já somo quase dez anos dentro de uma agência. Essa semana encontrei meu filho acordado apenas um dia, e hoje, será mais um dia que não irei vê-lo, quem sabe amanhã, se no meio da noite meu telefone não tocar e uma voz cansada pedir pra amanhã eu vir cedinho pois o cliente finalmente aprovou o material para ir pra gráfica. Infelizmente, no nosso mercado, quem ama o que faz e não se vê fazendo mais nada em sua vida, precisa se sujeitar a esses "mulekes", que levantam de suas cadeiras estofadas as 18h e vão embora, curtir seus filhos e suas vidas magnificas, enquanto nós, pobres mortais, que simplesmente não sabemos como viver nem respirar sem ser na publicidade, voltamos pra casa tarde, deixando nossas cozinhas bagunçadas, nossa roupas por lavar e as vidas pessoais pra depois. Além de nossos direitos como trabalhadores e dignidade numa nota comprada por 7% de nossos minúsculos salários. O que ainda me faz levantar e continuar nessa área é a esperança de um dia melhorar, ser e ver meus colegas valorizados como um criativo merece. Abr. Mari
ResponderExcluirConcordo e vou mais além, os donos das agências são sim os grandes vilões do negócio, pois em sua grande maioria vem de famílias afortunadas e enxergam na propaganda algo mais parecido com hobby do que profissão. Enquanto ganham fee mensal de 50 mil de um cliente, pagam 2 mil para um diretor de arte. Não acho que seja justo, tampouco horários e remuneração escassa devido a um mercado que sofreu um boom. O que digo pra vocês e espero que sirva como alento é o seguinte: Sejam independentes. Não dependam da agência como forma de remuneração e se possível roubem o cliente deles, pois é o único modo de existir um elo de respeito. Isso sim, revolução forçada devido a falta de respeito. Boa sorte a nós.
ResponderExcluirOlha, Se o Tiago pode partir pra outra área, tomar outro rumo, ótimo pra ele. Eu sou registrado hoje, mas trabalhei muitos anos comprando nota e sendo pressionado pra abrir empresa. Mas é isso que coloca comida na minha mesa e paga meu aluguel. Fazer o quê?
ResponderExcluirAchei um absurdo o cara falar tanto mal da publicidade. Concordo q em algumas agencias na maioria, claro de preferencia se vc quer trabalhar em uma agencia so porque ela tem nome, com certeza vc vai de ferrar de trabalhar, mas vc tera o nome da famosa agencia no curriculum, nao é assim q a maioria pensa?
ResponderExcluirSou analista de comunicação trabalho com criação e sinceramente, estou mto satisfeita. Faço o que eu gosto, meus ganhos sao otimos e nao tenho do que reclamar. Cara, se foca no que vc quer, e nao mete o pau no que vc se formou falando q qq um faz criação, isso nao é verdade. Talvez voce nao tenha escolhido a profissao correta pra voce. Abraço e sucesso!
Meu tem pontos que concordo e outros que acho bem mediocres... desculpa!
ResponderExcluirVoce achar que faculdade tem que contar mais forte que seu portifolio é uma besteira.. sim criação é talento.. e sua formação academica nao supre isso! E concordo.
Voce parece um profissional frustrado sem talento, talvez isso seja só uma desculpa! Criação trampa na raça mesmo.. é assim que é eu me formei em 2002, ja trabalhei em agencia(varias), ja fui dono de agencia, ja fui freela. E nem todo lugar é de muleque e nem todo lugar é desse jeito que voce retrata!
Entao enquanto vc tiver talento, que se foda as agencias... acorda e viva a realidade!
Olha, entendo o desabafo. Mas generalizar o mercado com essa opinião não acho correto. Essa realidade que muitos colocaram é o dia-a-dia de agências comandadas por muleques como ele mesmo diz. Mas cara, na minha opinião, tu fez o mais fácil, desistir e ir atrás de outra coisa, que vai ter problemas e qualidades também. Reclamar da vida de publicitário já virou clichê. Acho que são muitas pessoas reclamando e chorando e poucas baixando a cabeça e trabalhando para realmente se diferenciar e mudar as coisas para si próprio. O mercado sempre vai ter lugar para pessoas boas. O lance é correr atrás.
ResponderExcluirInfelizmente, não conheço nenhum profissional da arte que não pense diferente.
ResponderExcluirComentei isso ontem mesmo com minha irmã que, coitada, também está no ramo. Ultimamente tenho visto cada vez mais insatisfação por parte dos profissionais e cada vez mais desrespeito por parte das agências.
Isso me levou à consultoria. Hoje, como consultora não tenho mais a estabilidade (que na verdade nunca tive) de um "emprego" convencional, mas faço minhas regras e o que é mais importante pra mim, sigo meu código moral. Há o que dá e o que não dá pra ser feito. E às vezes, um NÃO para o cliente se faz necessário.
Boa sorte ao Tiago e a todos nós que continuamos lutando nesse mercado ordinário mas que eu tanto amo!
Thiago, concordo muito com vc... ano passado resolvi mudar de área tmb pq agencia nao dava mais. Hoje trabalho em uma multinacional como Designer grafico e não faço direção de arte como gostaria. Mas quando vejo o salario caindo na minha conta esqueço de tudo isto :P
ResponderExcluirEu e meu marido somos atendimento de veiculo, e bem mais velhos que vc Iris... rsrs
ResponderExcluirConcordo com tudo que o Tiago escreveu e, esta onda de PJ (sem direitos trabalhistas, sem plano de carreira,sem beneficios )já se instalou nos veiculos também.
Me pergunto pra que serve o tal sindicato dos publicitarios, é tão inutil qto o diploma!
Boa sorte Tiago!
marcelo,
ResponderExcluirque lugar vc vive?.. correr atras?..
Só pra citar, sou formado em 1998.. entao ja tenho muita cola na mão, e calo de mouse. Eu corri e muito, corro até hoje, mas nem de longe se compara a qualquer outra profissao digamos "normal". é esse o recado, e não me venha colocar panos quentes.
Pra vc ter ideia, sou ilustrador, publicitario, fotografo, manipulo 3d, escrevo em C++, php, asp e AS3.. e pergunte qual o valor das propostas que me fazem.. isso como PJ..
esse mercado só tem "mulekes" mesmo.
Desabafo de um publicitário medíocre. Como disseram aí, o mercado de trabalho está competivo (e prostituído) em diversas áreas... informática, fisioterapia, etc. e não apenas em publicidade. Quem é bom no que faz, seja pedreiro ou publicitário tem espaço e reconhecimento no mercado de trabalho. Quanto ao curso de Publicidade... menos! A faculdade que você cursou que deve ser uma merda, e não o curso superior de Publicidade e Propaganda que não presta. Você acabou generalizando injustamente. Pelo que você escreveu dá pra perceber pq está nessa situação. Pense mais, estude mais!
ResponderExcluirConcordo!! para os que discordam uma pergunta:
ResponderExcluirQuantas agências que conhecem têm na sua criação pessoas com mais de 38 anos?(lembrando que para se aposentar tem que ter mais de 60 anos)
Concordo plenamente com o/a FI disse:
ResponderExcluir"agência de SP contrata designer, todo pacote adobe, 3d, as2, as3, html, css, tableless, php, asp, java, C++, salário R$ 1200,00." #vsf
Puta que pariu passei 8 anos estudando = um camelo para ser o que sou e tenho que me deparar com anuncios muitas vezes ridiculos. Acredito que os profissionais devem se valorizar mais; quem sabe assim conseguimos dar um UP no mercado e nossas vidas....ja mandei e-mails protestando varias vezes para as empresas que tentam contratar profissionais para trabalharem milhares de horas extras e ganhar um salario que deveria estar sendo pago para um muleque de 18/20 anos que esta cursando uma faculdade!!!
ROBERT
ResponderExcluirSexta-feira, 26 fevereiro, 2010
Eu estou de pleno acordo com o desabafo postado pelo amigo Tiago, vejo que há pessoas que acham que está velho, agora se ponham no meu lugar que neste ano de 2010 estou completando 31 anos de profissão, 20 como diretor de arte, vocês podem achar que sou um dinossauro, mas eu não me sinto assim, já vi muita coisa no meio e, percebo que os mais jovens já perceberam isso também.
(Iris escrevendo)
ResponderExcluirSó um obs: "Vitão" vamos maneirar nas opiniões, discordar beleza e tals, mas ofensas já são demais ok. Então peço a gentileza do pessoal continuar dando sua opinião, dar seu "testemunho" tb mas td numa boa sem ofender tá.
Sugiro que os futuros publicitários conheçam melhor o mercado e a área antes de se decidirem pela profissão, para que não sejam publicitários frustrados no futuro.
ResponderExcluirInfelizmente a minha área (jornalismo/rádio/TV) está igualzinha, ou até pior. Em geral, o nível de formação dos profissionais atuais é baixo(falta cultura, falta leitura, falta conhecimento, falta experiência) e não é questão da 'faculdade', porque não é a escola que faz o profissional. Contrata-se estagiário porque custa menos e o resultado está aí pra quem quiser ver, ler ou ouvir: erros de concordância em primeira página de jornal, a 'praga' dos gerundios, frases ininteligíveis, etc. etc... Quem tem experiência de anos (eu tenho 31), sabe o valor do seu trabalho e não se sujeita às 'novas regras de mercado' (10 horas/dia, sem registro em carteira e benefícios, duas ou mais línguas fluentes, conhecimento quase especializado de informática, e salário cada vez mais baixo - já vi oferta de R$ 800,00!!!!!!) fica de fora. Isso quando não é descartado antes, por causa da idade!!! Como dizia um amigo, 'se você jogar uma bola na redação, ela não chega ao chão... as focas não deixam!'
ResponderExcluirConheço arquitetos que estão passando pela mesma situação. Não é só a publicidade. O mercado de trabalho ideal não existe. Como bem disse o Thiago, os profissionais estão degradando o nosso mercado. Mas, opa! Quem são os "profissionais"? Não somos nós? É preciso saber dizer não para este abuso. Porque não denunciamos? Porque não ferramos estes caras que só querem nos sugar? Será que é porque ainda assim pagamos nossas contas? Nós não somos tão diferentes desses "caras", pois eles querem pagar as contas deles, e nós as nossas. Felizmente já passei por esta fase. Tenho um bom salário (eu disse bom, e não mega-salário), carteira assinada, hora pra entrar e pra sair religiosamente e, o principal, tenho muito respeito no ambiente de trabalho, mas nem sempre foi assim. Eu amo a publicidade. Estão abusando de você? Não aceite! Mude! Denuncie! Não venda um logomarca por R$ 15,00! Não faça uma criação sem cobrar a arte! Mexa-se! Vamos mudar este cenário galera! Chega! Basta! Comece esta tranformação em você mesmo! Não dá pra ficar só reclamando! Como o Thiago, eu desisti da profissão... e passei a acreditar no profissional que eu sou! Eu sou publicitário, e me aceito assim!
ResponderExcluirSou abrigado a concordar (feliz) que as coisas que o Thiago fala são verdadeiras. Mas acho que o problema tem o buraco é bem mais embaixo.
ResponderExcluirComo estava me tornando extenso aqui no comentário, decidi postar no blog a reflexão sobre isso tudo.
http://didscalvin.wordpress.com/2010/02/27/sobre-o-desabafo-de-um-ex-publicitario/
Parabéns à Iris e ao Thiago pelo cutuco.
=]
dids®
O pior de tudo é que ainda tem publicitário que se conforma e sustenta essa situação. Gente que acha que trabalhar sem registro, fazer hora extra sem receber são coisas perfeitamentes normais. Depois ainda vem com essa desculpa de que só quem é "bom" consegue uma posição boa no mercado. Me desculpe mas direitos trabalhistas são para TODOS, independente do julgamento de valor que o patrão faz do funcionário.
ResponderExcluirInfelizmente a publicidade é uma profissão não regulamentada e as pessoas que se formam nessa área aparentemente não dão a mínima para isso.
Pior é ter gente aqui querer chamar o cara de publicitário medíocre simplesmente por querer o mínimo que qualquer trabalhador assalariado merece.
Certos anuncios de vaga chegam a ser ofensivos pelo salário e os benefícios que oferecem.
Eu concordo plenamente com o desabafo. Isso não tem nada a ver com ser bom, ou não.
ResponderExcluirÉ a situação do mercado, em que 2% das agências sao grandes e de estrutura profissional e 98% são pequenas e que fazem tudo por dinheiro e por cliente, desde explorar profissionais a cargas horarias "insalubres", como diz o autor do texto, a fazer um trabalho lixo, sem comprometimento, do jeitinho que o cliente sabe-tudo manda, somente para faturar.
Sou formado em design e com 4 anos de profissao, sempre trabalhei em agencias, e "gracas a deus", nunca cai numa destas.
Essa coisa de "eu amo o que faço por isso aceito a vida dura de ganhar mal" é o que envenena a nossa área.
ResponderExcluirUm anúcio de vaga como o exemplificado anteriormente (R$600 pacote adobe sem beneficios etc) é para atrair o famoso "primo que manja dos negócio de computação", o cara que aprende o software mas não manja nada de comunicação ou não tem nenhum embasamento teórico.
A única arma que o profissional da área tem é estudar muito (como a Iris disse.. Complete sua formação) e trabalhar com eficiência e dignidade.
Embora eu esteja procurando emprego na área, eu não tenho coragem de aceitar uma vaga como essa, nem mando o currículo...
Acho que canais como o publicijobs, twitter Trampo, Jobs_Design talvez nem devessem divulgar essas vagas, mas essa é outra questão, mais delicada... Uma pessoa que está começando a estudar, tem lá seus 18 anos, pode ser que aceite uma situação dessa (pra ganhar experiência etc). O problema é quando a empresa quer um profissional formado, com no mín. um ano de exp. e ainda assim pagar "só isso".
Eu aprendi na faculdade e agora fora dela tbm rs é que você precisa honrar seu diploma, seus investimentos (equipamento, software, cursos, materiais, etc) e não cair dessa conversa de "ganhar experiência", "amo o que faço", etc que no fim é só um xaveco barato de empresas e agências que não valorizam o profissional.
É obvio que o mercado está zuado. São poucas pessoas que tem o reconhecimento e salário compativeis.
ResponderExcluirPara quem fica do lado das agencias, fica o meu depoimento: já conheci a criação de grandes agencias aqui de sampa, e o que vi foi simplesmente um bando de moleque de 20 anos sem dormir enquanto tinha o diretor de criação amigo do socio fundador com 40 anos..
Pega essas grandes agencias, é basicamente os socios, um punhado de diretores mais experientes, e o resto mermao, é tudo estagiario.
Tem gente sobrando no mercado, com ou sem diploma.
Eu amo criação, e minha solução foi abrir o proprio negocio. É completamente diferente vc trabalhar 16 horas para um puto ou ralar essas horas sabendo que todo o esforço é seu, merito, tudo.
Se for pra ficar nessa correria de 7 dias por semana 16 horas por dia, que eu faça para mim, sendo eu o chefe e o estagiario (rs). Com certeza o lucro vai ser maior.
Decidi cair nessa depois de descobrir que qualquer site que eu matava em 2 semanas pagava uns 5 meses de salario em agencia grande. Alô
Agora, tem o outro lado da moeda ok? abrir empresa no brasil, ainda mais na area de prestação de servicos é do demonio. Pagar um funcionario CLT é muito pesado, ainda mais para empresas que tem baixo faturamento.
Nem todos os donos de agencia são C#@$%.. mas é que os tributos realmente são dificeis, especialmente no começo.. agora, nao respeito agencia grande e estruturada que faz isso.. dai sim é filha da p*¨$%#@$
grande abs
Tenho 34 anos.
ResponderExcluirMeu pai tem 60, 46 de carreira.
Foi um dos melhores DA da sua época, largou as agências em 1990, quando tinha 40. Hoje é freela e foca mais em ilustração, nunca ganhou mal, mas claro, ele faz coisas inexplicáveis.
Aprendi com ele a trabalhar, naquela época fazíamos tudo no braço. Formação é importante, mas ignorar talento é ignorar Chico Buarque (que abandonou o curso de arquitetura pra fazer música e claro, sem formação alguma em música), é ignorar Elis Regina, etc, etc, etc... Em resumo, o talento só é ignorado por quem não o conhece, não o tem. Aprendi a trabalhar com canetas, réguas, pincéis, aerógrafos, etc. Uma vez discutindo a questão dos softwares com uma rapaziada bem jovem, interferi no caloroso debate desafiando a todos a entregar o layout ao final do dia, mas com um pequeno detalhe... "SEM ENERGIA ELÉTRICA". Eu atravessaria a rua, compraria alguns tubos de tinta blablabla e ao final do dia meu layout estaria pronto. Se quero aparecer, dar uma de bundão? Não, já não tenho nem idade pra isso, meus cabelos que o digam. Trata-se de "ilustrar" a questão do talento, os grandes mestres faziam seus próprios pincéis, etc, etc e etc...
Montei minha própria "agência", não deu certo, pois minha mãe deu pro meu pai e não pra algum babaca com um nome bonitinho e dono de metade do país. Em outras palavras, ou vc faz parte do grupinho de bichonas ricas ou trabalha pra elas. Pois bem, larguei agências, larguei a agência e estou postando esse comentário de cuecas no meu home office, fazendo meus freelas e vou muito bem obrigado ! CONCLUINDO: NÃO SEI JOGAR BOLA, NÃO SEI REBOLAR, NÃO ENTENDO MERDA NENHUMA DE LEGISLAÇÃO E NÃO GOSTO DE VER SANGUE... SOU PUBLICITÁRIO, NASCI PUBLICITÁRIO. CADA MACACO NO SEU GALHO.
Falando sobre o QI concordo plenamente. E tb concordo com o outro comentário que falou sobre as empresas pedirem milhões de coisas para o candidato sem pagar um salário compatível. Eu mesmo me ferrei, pq minha condição financeira só deu para pagar a faculdade, não pude fazer inglês, somente agora depois de formada que vou tirar a minha habilitação, não pude fazer outros cursos para saber mexer em programas de ilustração. Realmente, quando escolhi o curso eu não sabia que era dessa forma, então, eu não consegui um estágio por não ter QI e nem todos esses requisitos. Concluindo, agora eu sou recém formada, não tenho experiência e to ai na luta pra ver se alguém me dá uma oportunidade, e o pior, a área que eu qro mto atuar é a de mídias sociais, matéria que não aprendi na faculdade, mas vamos que vamos até aonde der, estou fazendo de tudo pra conhecer as mais diversas redes sociais e pesquisa por conta própria, qualquer coisa eu parto pra outra tb.
ResponderExcluirEspero que hajam empresários lendo este post. Tenho mais de 15 anos em criação e me sinto exatamente como o Thiago.
ResponderExcluirPUBLICIOTÁRIOS e ainda PROBRECIOTÁRIOS!!! Salve Thiago que teve a hombridade de falar em público o que tudo mundo fala nos bastidores... É uma pena que o mercado publicitário se comporte dessa maneira, para desespero daqueles que amam o que fazem... Assim como eu e centenas de pessoas que conheci na minha caminhada nesse universo indecente, decadente... O que deveria ser exceção, se tornou regra!
ResponderExcluirBom acho que só ratifica o desabafo do nosso amigo...
ResponderExcluirLetra
DESCONSTRUÇÃO
.
Criou daquela vez como se fosse a última.
Fez cada job seu como se fosse o único.
Pensou o dia inteiro e ficou o máximo.
Mandou pro atendimento num e-mail tímido.
.
Teve que refazer como se fosse máquina.
A campanha reprovada com argumentos sórdidos.
Criou mais uma vez outros roteiros mágicos.
Esperou aprovação como se fosse lógico.
.
O cliente não gostou e aconteceu o trágico:
pediu pra refazer como se fosse um príncipe.
Tentou reagir mas se sentiu estático.
Pensou mais uma vez no concurso público.
.
E virou a noite inteira parecendo um bêbado.
Comeu pizza de novo e ficou mais flácido.
Bebeu a noite inteira cafezinhos básicos.
Saiu de manhazinha se sentindo estúpido.
E ainda teve que voltar pra terminar no sábado.
Infelizmente isso não muda nada, o empresário "muleke" ou dono da agência não vai deixar de ganhar menos para ajudar o funcionário, esse emprego vai ser sempre assim, mais ainda com faculdades cobrando 100 de mensalidade, e milhares de pessoas se formando, o emprego vai estar cada vez mais difícil, mais baixo e mais prostituído, como em qualquer área, veja um advogado, é um em cada esquina? com um cartaz de 10 músicos que dão aula e 5 freelances?
ResponderExcluirNão esquenta, amanhã vai estar pior!
Mais para quem ama a criação, sempre tem um jeito de se fazer o que ama, mais isso não vai sair de graça, vai ter que da muito sangue, para conseguir um bom diferencial.
hehehe! :P
se fosse fácil não seria legal né?
Vamos dar nome aos bois:
ResponderExcluirAgradeçam ao Sr. Nizan e toda a "galerinha" de donos de agência e de formandos que ainda aceitam, vangloriam e reproduzem o modelo de negócios de agência de propaganda com clientes em pedestal criado pela DM9 para atender a conta do Ponto Frio em 1989. Na época, Nizan era dono da agência e muitos profissionais não imaginavam que aquele modelo começaria a ser reproduzido até para clientes pequenos e que a publicidade se tornaria uma selva.
Um dos problemas que o Thiago citou é uma grande verdade: o modelo de ensino de Publicidade deveria ser URGENTEMENTE rediscutido com a participação de pessoas que serão a próxima geração de publicitários. Porque com o modelo que se mantém desde os anos 90, é impossível você se estabelecer estável em qualquer agência de propaganda. A começar pelos "contratos", que não são escritos, que não dão garantias e que você tem que se adaptar à linguagem de um cliente do dia para a noite, sem ter noção de manual de identidade visual dele (para as pessoas que mexem com arte), sem ter noção do que já foi feito pelo cliente e/ou pelos concorrentes e você tem que "criar" algo que o cliente "goste"... se ele, o diretor de criação ou o dono da agência não "gostar" (algo diferente destas pessoas verem que a linguagem visual e escrita se adaptam ao que foi pedido) você estará demitido em poucos meses.
Também estou mudando de área mas ainda quero ter um pé de negócios com a publicidade. Fico feliz, também, que tudo o que eu sempre disse sobre a publicidade é visto por outras pessoas e que estas pessoas estão se mostrando cada vez mais para o mercado. Adoraria ver isso acontecendo com mais pessoas... e que mais pessoas tivessem coragem de assumir isso diante do mercado.
Falo isso porque em algumas agências que passei fui visto como "laranja podre" por pensar diferente dos donos e daqueles que ganham dinheiro mantendo esta "hierarquia nebulosa". Por isso, tive que suportar quieto. principalmente, em quatro turmas (2 em agências grandes, 1 em agência média e 1 em agência pequena) que sempre ficaram entaladas na minha garganta mas que, independente disso, sempre tive força suficiente para entrar em outro lugar e escrever novas histórias.
Não se preocupe, acho que tem bastante empresários lendo este post. Eu me considero como um ao montar a própria agência.
ResponderExcluirEstou de acordo em parte com o que foi falado pelo Thiago. Realmente penso que a área de criação como um todo tá muito, mas muito errada. Há uma prostituição dos serviços porque, tal cliente indica outro cliente e assim sucessivamente.
Há um descontentamento pela parte dos funcionários ao saberem que os chefões lá no topo ganham 50 mil por serviços feitos e os funcionários, uns meros 600 reais.
Logo há tbm uma prostituição dos funcionários que aceitam trabalhar em tão péssimas situações, correndo o risco de varar noites sem nenhuma garantia de receber o valor das horas extras ou garantir banco de horas.
Por isso que digo que estou de acordo em parte com o que o Thiago fala. Uma coisa é dizer que a situação tá péssima e não fazer nada para ela melhorar, e como ele, desistir da área, outra coisa é saber disso tudo e fazer algo contra ela.
Eu estive nesse meio durante anos, e foi por essa revolta toda que resolvi hoje montar meu próprio negócio. Há muitas coisas que influenciam contra, mas também, tem um retorno gigante. E tenho esperança com essa empresa que criei de crescer e de um dia ter funcionário, os quais pagarei um salário que seja em conformidade com o que eles merecem.
Tenho esperança de um dia ter estagiários que receberão uma formação interna, porque exigir para uma vaga de estágio experiência anterior que esteja próximo do profissionalismo é sacanagem.
Enfim...há empresários e há "empresários". Se vcs não estão contentes com o que fazem, eu aconselho:
1. Falem com seus superiores e reclamam diretamente com eles.
Expressar abertamente as opiniões dentro de um blog não resolverá a situação do Thiago e muito menos a dos que concordarem com a situação dele. Afinal, vcs estão somente concordando, e para nesse mesmo ponto.
Para obter resultados é necessário agir.
é isso.
(Iris escrevendo)
ResponderExcluirMoara ecreveu algo bem certo, cabe a nós nos valorizar, vcs ñ tem idéia o quanto me irrita publicar algumas vagas q na hora que leio já vejo que é furada, mas responder o anunciante que ñ vai ser publicada a vaga por este e este motivo realmente é uma questão BEM DELICADA, mas confesso que por inúmeras vezes meus dedinhus coçaram pra responder por isso eu sempre, sempre copio e colo a vaga pq seu for responder mesmo que for "sua vaga ja foi publicada" eu ñ consigo me segurar em ñ ir além disso :D
Mas de verdade, o pessoal tem que saber se valorizar, sei que a coisa tá dificil, eu por exemplo na época da faculdade que estava procurando meu primeiro estágio quanats e quantas vezes fui em GRANDES AGENCIAS fazer entrevista e o que eles pagavam, NADA uma ajudinha de custo pro busão e ainda falava que vc teria a HONRA de trabalhar lá :D na época meu pai falava um monte e não me permitia que entrasse nessa, na época eu ficava até brava pensando poxa como vou começar então, e com o tempo acabei arrumando um estagio bacana na área de marketing com contrato de estatio meio periodo por R$530,00 na época e hoje dou este conselho, se valorizem, ñ é pq vc está começando que tem que trabalhar de graça!
Lembro que na facul tinha uma menina que sempre chegava atrasada na aula, toda de terninho e o assunto era que ela trabalhava na Young, poxa legal né?! até que um dia destes que ela chegava sempre na segunda aula, eu a encontrei no corredor e puxei um papo. Elogiei que ela estava já de começo em uma grande agência e lógico ja perguntei como ela arranjou e quanto estava ganhdno, a resposta: QI e "não estou ganhando nada dão só uma ajuda pro transporte, mas Iris estou ganhando experiência".... mas mal sabia ela que estava é perdendo muitas aulas do primeiro período importantissimas, resumo da história (logico ñ vou generalizar mas é o que acontece com a maioria que cai nessa) trabalhou meses por lá, não foi contratada e a saída dela, qual foi ? virou Babysister nos USA, hj não tenho mais contato mas tenho certeza que nem na área ela está.
Portanto gente, SE VALORIZE COMO PROFISSIONAL, não é só na nossa área mas se deixar os "bichinhus" MONTAM que é uma beleza!
Sinceramente,eu tb to quase desistindo da aérea.
ResponderExcluirMinha experiência profissional se voltou totalmente pra aérea administrativa,atendimento e sinceramente,tô adorando...adoro lidar com pessoas!
Penso sinceramente em fzer uma pós voltada para a aérea administrativa ou mkt pessoal,pq criação (que era o que queria desde o começo da faculdade) eu já desisti.
Vou aproveitar o pouco de mkt e adm que tive na faculdade e me jogar nisso
Como disse alguns colegas acima,a gente tem que se jogar pra outra aérea de comunicação e ser feliz,pq todo mundo q faz publicidade quer criação e sabemos que a realidade do mercado é outra!Qualquer um que tenha noção de estética faz criação...ponto!
Meu conselho para o Thiago:se jogue na aérea administrativa,pois tem empresas que querem estudantes de comunicação para trabalhar nessa aérea....é melhor do que ficar ai frustado!
Bjs e sucesso
gostei do post e concordo plenamente com a opinião do Thiago, ja trabalho na area mais as vezes me sinto impotente no curso , pois vc realmente aprende algo IMPORTANTE pra pratica no 5º semestre de curso , e hj em dia pessoas formadas em design estão tomando acada vez mais a area de criação e arte das pessoas que sao formadas em PP, adoro o blog, ja consegui um oportunidade por ele, atualmente trabalho em outro local, tb uma agencia.. mais esperava mais dos grandes figurões da area até pq o trabalho de um publicitario tem que ser sim reconhecido , financeiramente e em todos os sentidos legais e tb acho que estágio foi feito pra adquirir pratica, hj em dia as pessoas exigem estagiarios experientes?! poxa vamo muda isso ai, a publicidade é um dos maiores mercados hj no mundo e só tende a crescer vamos dar um pouco de esperança a quem esta por vir na area!
ResponderExcluirParabéns pelo post
Também me decepciono a cada dia com a área. Não há uma proteção de seus profissionais, em todas as áreas o que mais vemos são "curiosos" trabalhando como publicitários, o que faz com que a profissão perca muito seu caráter "profissional".
ResponderExcluirAs cobranças são extremamente altas, desumanas, mas são tratadas como requisitos básicos,como "vestir a camisa" da agência (o que significa trabalhar fora de horário normal, fins-de-semana, baixos salários, muitos afazeres etc), mas no momento de pagarem horas extras, salários justos, férias, ou seja, APENAS o DIREITO básico de um profissional, ninguém cumpre. Quem veste a camisa dessas pessoas?
Quando você se recusa a entrar nesse sistema, está fadado a ser visto como preguiçoso, sonhador ou mal profissional. Cada vez mais fazer cada vez mais por menos acaba se tornando uma obrigação,sem retribuição (seja financeira, moral ou qualquer outro tipo de reconhecimento).
É triste, mas também estou quase desistindo. Decidi que minha saúde, felicidade e bem-estar está acima de qualquer outra coisa, ainda mais quando não somos nem mesmo gratificados pelo nosso trabalho.
Fernando
Minha mãe sempre me mandava estudar. "vai estudar moleque, vai ser alguem na vida".. o tonto aqui não deu ouvido, virei publicitário...
ResponderExcluirBrincadeiras a parte, faça das palavras da deiabarbosa as minhas... me vi na mesmo situação.
sempre quis fazer design de jóias, e por causa disso fui trabalhar em joalheria...resolvi fazer publicidade porque era o unico curso que é próximo ao design que tinha na cidade vizinha, por motivos de força maior, só fui poder fazer uma faculdade aos 25 anos de idade,ou seja, me formei com trinta, e hoje me vejo com dificuldades em trabalhar em uma "agencia" descente porque eles sempre estão atras de adolescentes que ja saibam usar um photoshop desde os 15.
O pior de tudo é quando a gente vê, até mesmo aqui no Publicijobs, empresas que pedem estágiarios que tenho experiências de 1 ou 2 anos.
O problema não é a prostituição da publicidade, e sim a prostituição do mercado... A tendência é que o mercado se dilua, não havendo mais uma relação de trabalho com CLT. Espero que, ao criar um trabalho para mim, consiga inventar algo que realmente me faça bem e não me mate antes da hora... É bom criar, me faz sentir melhor, mas não pode me fazer mal saber que tem gente ganhando horrores só porque escolhi a profissão errada... Não adianta pensar em se valorizar como profissional, porque enquanto houverem prostituídos, quem tem vergonha na cara tem ainda menos valor. Não sejamos pessimistas! Se criatividade é o ato de resolver problemas com uma alternativa inovadora, aí está uma ótima oportunidade de se provar o quão criativos somos.
ResponderExcluirefinitivamente concordo com tudo o que ele disse. Trabalho com Design Gráfico e Web, sou formado e tals mas a minha maior tristeza e desespero é ir em uma banca de jornal e trobar com um pacote intitulado "CURSO DE DESIGN GRÁFICO COMPLETO"
ResponderExcluirHj em dia um profissional como eu, de CRIAÇÃO, tem como requisito trabalhar com PHP, ASP etc etc... e para ganhar na faixa de 1.500 com pj!!!
Infelizmente não me vejo fazendo nada que tenha ligação com desenho, com criação e com arte. Então resolvi estudar Arquitetura, que é uma área mais tradicional e, sinceramente, tenho notado que as pessoas respeitam mais, quando digo que sou um Estudante de arquitetura do que quando digo que trabalho com Web design e design gráfico.
lamentável.
Olá.
ResponderExcluirProponho ao tal ex-publicitário botar aqui os seus trabalhos, o que já fez na vida... para avaliarmos mesmo qual é a desse cara.
Eu sou um "muleque" e trabalho em uma agência teoricamente de "muleques", posso afirmar uma coisa: é do caralho trampar aqui, gosto muito.
Na real, falta gente boa, disposta, pronta pra ralar e com bom gosto na área de criação.
E uma dica: apostar as suas fichas em uma faculdade não cola mais. Sério, se você for pra criação, mais da metade das pessoas, pelo menos em São Paulo, não vai nem ligar pra isso.
O mundo mudou, tudo mudou, só as faculdades que continuam daquele jeito quadrado. Mais uma dica: que tal estudar ciências sociais, antropologia... história...? Acredito que todos esses cursos serão bem mais úteis se você quiser trabalhar com comunicação. Tô falando sério.
Gente, ao invés de ficar chorando eu ralei pra caralho sem reclamar de salário, hora extra ou qualquer merda e fui contratado por uma agência grande na europa. Trabalho menos, ganho melhor e tenho uma qualidade de vida ótima.
ResponderExcluirSe vc quer trabalhar com um mapa desenhado, a publicidade não é pra vc e vc faz bem em sair. :)
Thiago, seu comentário foi simplismente sensacional.
ResponderExcluirApesar de discordar de alguns pontos eu lhe apoio 100%. Antes de me formar eu trabalhava em agência, e qndo me deparei com o dia dia eu me assustei, pois 97% que eu havia aprendido ou estava aprendendo na faculdade não me serviu de nada, ou seja, estava perdido num mundo diferente.
Essa foi minha principal dificuldade, porém eu busquei meu espaço e fui aprendi a me virar. Hoje estou abrindo uma pequena empresa, pois apesar de todos os problemas eu gosto muito da área, e devido a todos os problemas que você citou foi a unica saida que encontrei para me recolocar ou equilibrar minhas contas.
Minha especialidade é o atendimento, mas eu aprendi a fazer tudo dentro de uma agência, tanto que nessa empresa que estou começando faço o atendimento / criação / arte / produção, etc... Busquei me aperfeiçoar e ser um profissional diferente e melhor preparado de modo que qndo eu falo com um cliente ou mesmo com algum chefe, tento mostrar que eu sei oq estou falando...
Quando algum cliente quer um ''fundo branco com fonte amarela por exemplo'' eu o aviso antes que ficará ruim e não obterá o retorno esperado por causa disso, daquilo e daquele outro, e se mesmo assim ele insistir pelo menos tenho consciência de que fiz minha parte.
Quanto aos horários e beneficios infelizmente vc está certo. Nosso mercado tornou-se algo prostituido pois enquanto vc estuda e se mata para fazer algo que tenha sentido e conteúdo vem alguém que nem sabe oq está fazendo ou o pq está fazendo, desenha algo bonito e cobra preços absurdamente baixos. Porém qndo se cria algo sem conteudo uma hora vai dar errado e é ai que tem muitas empresas procurando os reais profissionais de comunicação para consertar a besteira, e eles percebem que nem sempre pagar menos é sinônimo de qualidade.
Gostaria de dier muito mais coisas, porém acho que com o pouco que escrevi da para se ter uma idéia de que você não é o unico com esse sentimento, mas que também as coisas estão mudando (devagar, mais estão), e é uma pena perdermos um profissional coerente como você. Pense melhor,se você gosta realmente do que faz encontrará uma boa saida.
Atenção pessoal da criação, deixe de ser publicitário, invista um pouco mais e mude para arquitetura, voces da criação vamos dar um banho, nos arquitetos que não foram diretores de arte. Beijão para todos.
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ResponderExcluiré verdadeiramente uma vergonha tudo isso ...
ResponderExcluirtenho passado por isso durante longos 11 anos...
comecei aos 15 e já vi muito dono de agência ganhar os tubos fazendo funcionário de besta ... é fácil te pagar uma merreca pq se no dia seguinte ele colocar um anuncio no publicijobs ... ahahaha serão mais de 500 caras pra ocupar seu lugar e o pior aceitando ganhar metade ou até menos de metade do que vc ganha ... a culpa não é só dos donos de agência mas nossa tb que não valorizamos o nosso trabalho .. enfim é um circulo vicioso ...
é claro é dificil negar um trabalho quando se precisa ... e todos nós sabemos disso...
tb prestes a desistir dessa vidinha... pq como publicitário é o maximo que vai ter uma vidinha ... pois mesmo que chegar a ganhar muito bem ... te faltará tempo pra ter um boa vida ...
por fim para completar é uma classe extremamente desunida .. vaidade, orgulho, ego seja lá como quiser chamar .. sempre um querendo o lugar do outro .. mesmo que ao conseguir reclame das más condições do trabalho ...
é triste sim ... muito .. e thiago vc está comberto de razão ...
exploração descabida ... é fácil explorar...
difícil é valorizar ... é fazer crescer ...
Tem uma agência inclusive que anuncia muitas vagas por aqui ... que chega a pagar 250 reais a profissionais por exemplo formados pela casper líbero ...
enfim .. cansei .. preciso voltar e terminar uns 5 layouts .. e algumas milhares de alterações ainda hj .. e no fim do mes é claro ... aquele mega salário de 1200 mangos ... é fim do mundo ... boa sorte a todos ...
Eu espero que os donos de agências vejam isso com maturidade. Passo por isso sempre, um ambiente onde ser "porra louca" é mais interessante do que ter conteúdo e ser equilibrado, onde se tem muleques de alta idade, pressão junto com arrogância, falta de respeito e os horários são feitos pra quem nao família nem vida própria...eu amo o que faço e considero que faço bem, mas tenho estado cansado desse ambiente doentil...
ResponderExcluirTenho 15 anos de profissão. Sou Redator desde que me conheço por gente. Já trabalhei em agências de SP e BH e posso afirmar com absoluta certeza: A Publicidade virou habitat natural de Picareta. O mercado está em total declínio. Os salários nunca foram tão baixos ou tão discrepantes. E o pior, não há uma luz no fim do tunel, aliás, o tunel foi vendido para que os donos de agência ganhassem mais. Profissionais com mais de 10 anos de carreira estão sendo tratados como lixo. As agências preferem os fraldinhas recém formados que aceitam ganhar mixarias, trabalhar todo final de semana e ainda tem orgasmos multiplos só prq o dono fez um cartão de visita com o nome dele. Qualquer um que domine o indesign entra numa agencia no lugar de um profissional experiente, que exige ganhar um pouco melhor e ter suas noites e finais de semana livres. Me formei na PUC e numa sala com 45 alunos, sou um dos 3 que ainda continuam na profissão. O resto já debandou para outros mercados e pasmem! estão se dando MUITO bem! Meu sonho de ganhar a vida com meu talento criativo já virou pesadelo. Não por acaso comecei outra faculdade aos 36 anos. E já no terceiro periodo recebi propostas de estágio com salarios/bolsas de estagio chegando quase aos patamares da minha profissão. Antigamente eu adorava dar palestras nas faculdades sobre o mercado, a Criação, o trabalho de um Redator, o tesão de criar. Hoje, declino de todos os convites prq simplesmente não consigo mais olhar na cara dos meninos e dizer que tudo está bem na profissão. Não está e não ficará mais. Infelizmente, Publicidade é uma profissão em extinção. Foi dominada pelos picaretas e com eles será extinta. Ah, e para aqueles que dizem que é assim em todas as áreas ou que eu não sou bom o suficiente, quero dizer que já fui premiado, trabalhei em grandes agências e criei para grandes clientes. E sabem o salario máximo que consegui ganhar em toda minha vida profissional? 6,5 mil, como PJ. Sabe qto tempo tenho de Carteira assinada? 2 anos. Em compensação, sabem qtas vezes vi meus patrões trocarem de carro, viajarem pra Europa, comprar roupas de griffe? Várias e várias vezes, inclusive qdo a agência estava "em baixa" e era "impossivel" dar aumento pra qualquer funcionário! Por tudo isso, estou de luto! Meu sonho de ganhar a vida como publicitário, morreu. E já está em decomposição.
ResponderExcluirConcordo, uma dura visão do mercado, eu que estou na metade do curso, e já trabalhei em agência com criação. Sai de agencia para trabalhar na industria gráfica, e pretendia em migrar para a agencia novamente para por em pratica minha formação, mas o dindin que oferecem me faz pensar que ate na industria grafica te pagam melhor. Agora procuro uma vaga em marketing, com uma empresa estruturada que de um plano de carreira, é dificiu, mas nao desisto, quando penso que tenho dividas e um futuro a conquistar, penso na segurança e estabilidade que uma empresa assim pode dar.
ResponderExcluirPARABENS AO THIAGO, MUITO CLARO ISSO PARA TODOS, MAS POUCOS ENXERGAM, SO QUE VIVEU MUITA COISA NA AREA.
Isso é culpa da peleguice de 99% dos funcionários em agências. O medo de ficar desempregado, já que os patrões fazem parecer que nós dependemos deles e não eles da nossa força de trabalho, faz com que ninguém proteste e lute por melhores condições.
ResponderExcluirSomos trabalhadores como qualquer outros e não temos um sindicato decente, ativo. Os grupos e sindicatos servem apenas para idolatrar e endeusar quem ganhou Cannes ou outros prêmios.
Enquanto não houver uma mobilização, enquanto as pessoas aceitarem esse tipo de situação, a coisa ficará assim e cada vez pior. Cada vez menores salários e condições mais esdrúxulas de trabalho.
Respeito. Essa é a palavra de ordem.
Concordo.
ResponderExcluirAbra sua agencia Thiago, faça diferente! Eu estou buscando minha saida. Estou estudando e dentro da minha monografia esta a busca de uma solução. A comunicação é fantastica, e o markeinge a publicidade são ferramentas poderosas que se não trabalhadas corretamente causam mau a sociedade. Não desistir acredito ser a solução. Começando pelo profissional compentende do que tem em suas mãos!
Antonio
ResponderExcluirConcordo com o Thiago. Também tô caindo fora desse mundinho. Infelizmente essa profisão virou uma "pu...". Se vc tem mais de 35 anos já é considerado um velho. Pior é a falta de cultura que a gente encontra nessa área. Gente que só fala de orkut, BBB e outras futilidades. Até já trabalhei junto com o Iki que postou ai em cima e ele sabe do que estou falando.
Abraços
Thiago, assino embaixo.
ResponderExcluirUma coisa que eu não entendo: acho que as agências não são fiscalizadas. Cabe aí uma aproximação ao nosso sindicato, quem sabe eles fazem alguma coisa? Estão mexendo com coisa séria - os direitos trabalhistas. A brincadeira "moleque" já passou dos limites.
Mas os funcionários também estão errados, porque tem muita gente aí com medinho de perder o trono de "descolado". Profissão virou status tsc tsc
Iris, será que o Thiago concordaria em divulgar o twitter dele?
ResponderExcluirJá virou movimento no Twitter. #canseidesercool
ResponderExcluir(Iris escrevendo)
ResponderExcluirPorsani, já informei a ele que o texto dele foi publicado se ele quiser ele vem aqui e divulga o twitter, email ou qualquer tipo de contato dele.
ps.: nunca parta do principio q qualquer um tenha twitter :D
O que é relatado pelo Thiago é o que me fez desistir dessa área. Foi o melhor que eu fiz, porque as coisas só pioraram pelo visto. Hoje sou analista desenvolvedor sênior de sistema, bem remunerado, respeitado, com hoários humanos, direitos e tudo o que acho que mereço. Torço que isso seja a realidade também de todos os profissionais de criação e publicitários em geral mas enquanto isso é só desejo, não recomendo NUNCA aos ingressantes da área a se aventurarem pela área de criação. Abraços e boa sorte a todos. Como bom nerd 8) que me tornei, "que a força esteja com vocês".
ResponderExcluirAGÊNCIA DE PUBLICIDADE hoje em dia quer dizer: é proibido ter vida própria..
ResponderExcluirAGÊNCIA DE PUBLICIDADE hoje em dia quer dizer: nao seja artista; seja escravo...AGÊNCIA DE PUBLICIDADE hoje em dia quer dizer: exploração descabida...
:(
Não parto desse príncipio, só achei que você tivesse tido um contato maior por e-mail e quem sabe, trocado twitter.
ResponderExcluirGostaria de conversar com ele. Só isso rs.
E...a gente bem sabe que muitos publicitários têm twitter ;)
Se alguém entra em agência de publicidade pra ser artista já começou errado.
ResponderExcluirinfelizmente e a verdade nua e crua!!!...
ResponderExcluira area hj esta totalmente prostituida, e ser publicitario ta muito dificil, ainda mais com os proprios profissionais prostituindo seus trabalhos.....
não adianta o cara ter um "puta" de um portfolio, se chega perante ao seu empregador, e aceitar esses salarios indignos, mas se ele não aceitar, outro vai e aceita, e assim em um ciclo sem fim, onde paramos em ganhar pouco, e trabalhar muito.
amo de paixão a profissão. por isso ainda luto....mas do jeito que esta andando a carruagem, não ha paixão que resistirá!!!...
Boa tarde a todos.
ResponderExcluirSou formado pela FIAM desde 1989, e um profissional como eu que já tem 46 anos esta a beira de se tornar obsoleto, pois meu salário é 2.5 e estão cortando profissionais com valores altos para colocar garotos sem experiência no lugar e pagando 600 reais.
Como disse anteriormente em alguns depoimentos eu digo, enquanto o profissional em geral não tiver vergonha na cara, pois se um cara investiu uma grana pra se formar, ele tem que ser remunerado a altura, mas como hoje em dia qualquer escolinha da curso se software, cada dia mais pessoas que estudam, se aperfeiçoam estarão sendo gospidas do mercado.
Ta na hora de ser criado um sindicato pra moralizar essa bagunça.
Abraços a todos
Ricardo
11 96233436
Mas também, o que a gente esperava?
ResponderExcluirVamos comparar o quanto estuda um publicitário e o quanto estuda um economista. E o tanto de trabalho que produz um estudante de arquitetura, em relação a nós. Quem faz mais pesquisa? A gente ou o psicólogo? Quem tem uma sólida formação acadêmica tem muito mais chances de ser aproveitado e respeitado pelo mercado.
Nós, publicitários, o que estudamos? Superficialidades, essa é que é a real.
E aí vai onde eu quero chegar: nas faculdades de propaganda.
Praticamente nada do que se aprende na faculdade será aproveitado no dia-a-dia de uma agência ou produtora. Estas escolas são como MBA's: vivem de cases, mostram todo tipo de comercial premiado pra gente ficar babando e acham que isso é o suficiente, que formaram profissionais da área.
Logo que saí da faculdade e entrei no mercado vi que tinha jogado dinheiro fora. Mas foi bom pelo networking que fiz. Só.
Hoje eu vejo o quadro dessa forma:
De um lado temos essas instituições de ensino que oferecem matérias que não se aprofundam em nada. O que se aprende ali pouco servirá na dinâmica do mercado.
E do outro lado estamos nós: muitas vezes deslumbrados com o glamour da profissão, com a ilusão de que se pode ganhar rios de dinheiro com pouco estudo e ainda ser "cool".
Quem está em propaganda teria a obrigação de conhecer profundamente história, geografia, economia, direito, sociologia, antropologia, psicologia e muitos outros "ias" pra fazer comunicação como se deve. Mas e aí? Será que estamos a fim de estudar pra valer? O mercado dá a resposta pra quem vem sem preparo: marginalidade, amadorismo, desconsideração.
Thiago, nunca me senti tão representada como nesse texto seu. Mas isso que vc colocou é só a ponta do iceberg...
3 coisitas:
ResponderExcluira primeira é que isso é uma merda mesmo, mas ninguém nos conta isso quando começamos a carreira, só descobrimos depois.
segundo, eu não entendo quem fala que não aprendeu nada na faculdade, eu sinceramente aprendi muito na minha, bah, aprendi mesmo. Claro que a faculdade não nos ensina o dia a dia numa agência, mas aprendi muitas outras coisas que me enriqueceram.
terceiro: "quando a gente realmente gosta do que faz sempre tem outra saída"concordo plenamente, larguei a vida de agência e to lançando uma revista..
sucesso a todos, que nós merecemos!!!
Arrependimento ou não,já não sei mais!?
ResponderExcluirOlá pessoal do Publicijobs, estou aqui postando esse comentário porque vejo muitos relatos de pessoas que assim como eu se formou em PP e não consegue grandes colocações nas agencias... me formei em 2004 mas até então só trabalhei numa agencia pqna durante esse tempo todo....
Pretendo ser breve, prometo.
É o seguinte.... qdo procurei esse curso pesquisei para ver se era isso mesmo que eu queria, adorei (enquanto estava cursando) agora as coisas estão se tornando cada vez mais difíceis...
Demorou mas qdo consegui o emprego na agencia achei o máximo de início.... tipo cara n acredito.... mas foi por pouco tempo fui registrada com um salário n muito bom mas fui... como aux de mkt mas exercia tarefas mais ridículas que acho que uma pessoa formada pode exercer.... ficava fazendo prospecção de clientes e todo suporte aos outros deptos .... com o tempo comecei achar aquilo ridículo... pensava estudei 4 anos p fazer serviço de uma pessoa de telemkting.... um absurdo.... me achava incompetente....
Mas precisava do emprego....fiquei quase 1 ano.... então obviamente surgiram outras entrevistas mas a parte mais difícil vem agora... moro no grande abc e como todos sabem a maioria das agencias ficam espalhadas na região da gde sp...
Acabei de receber uma ligação só q como n tenho carro n quiseram nem marcar entrevista... achei o óó ....
As vezes eles querem que tenhamos experiência p uma determinada vaga....po ta no cv todos meus conhecimentos... como vou ter experiência se n me dão uma oportunidade, como vou ter um carro se n consigo um emprego.... n sou filhinha de papai....muito pelo contrario ralei para conseguir me formar.....
Ai me pergunto as agencias so contratam pessoas da região onde moro se tiver carro?
Desse jeito fica difícil.....as vezes penso em desistir mas ainda continuo na luta.... fazer o que né...
Bom acho que é isso um grande desabafo....
Admiro muuuuuito o trabalho de vcs continuem assim...
Um grande abraço a todos!!!!
Patricia
Bom ainda não me formei estou no sétimo semestre, indo para o oitavo estou tentando um estágio a 5 meses realmente é muito difícil mas não é impossivel, gosto do que faço e sei que vou conseguir, acho que todos deveriam persistir e não desistir.
ResponderExcluirMônica
As agências de hoje não querem mais profissionais em publicidade e sim ninjas que se prostituem por um salário de merda de 1.000.
ResponderExcluirIsso é o motivo de tanta revolta.
Bacana. Todos tem muito claro o que virou agências ou melhor CABANAS de comunicação. Comecei a trabalhar em uma agência em 1986, para ser past-up com 16 anos, passei por vários estágios ou melhor todos os...para chegar a diretor de arte jr. Em 1991 apareceu o grande MAC, Eu presenciei grandes artistas/homens serem varridos como lixo do mercado. E ai começou o oportunismo, todo mundo é criativo.
ResponderExcluirThiago é isso ae procure outro caminho, faz dois anos que voltei a trabalhar com grafite e sabe qual tem sido minha surpresa muitos donos de agências e editoras me procurando para fazer aquilo que ninguem mais sabe fazer. ARTE E CRIAÇÃO DE VERDADE.
Eu fiz design digital, amava criacao, direcao de arte e tals.... brochei. nao quero mais isso. Hj foco na area de coordenacao, planejamento. E isso mesmo thiago, exatamente isso q acontece nessa area.... o mais foda e ver tanta gente ruim no mercado, ganhando salario maior q o seu....
ResponderExcluirPerfeito o comentário do Rodrigo (17 de Novembro 2010)!
ResponderExcluirO problema é que tudo está sendo nivelado por baixo. Qualquer "manézinho de esquina" faz uma bela porcaria de trabalho por um preço ridículo!!! Aí, nós, estudados e formados perdemos mercado para esses, por não nos sujeitarmos a esses valores!!!
Não abandonei a área de criação, porque me recuso a ser vítima. O que fiz foi pedir demissão da agência de publicidade onde trabalhava como Diretora de Arte - e hoje trabalho como autônoma. Também me nego a abrir uma agência e ser como as demais. Então, trabalho com parceiros, formando uma equipe personalizada para cada projeto. Realizando reuniões quando necessário.
ResponderExcluirAinda não está definido um nome para essa estrutura de trabalho, mas para mim, o que está definido é que nós fazemos nosso meio. Logo, não devemos aceitar esse esquema desenhado por "moleques". Devemos dar valor ao nosso conhecimento e talento - e redefinir o mercado.
Eu acredito.
Seus amigos formados em direito e engenharia estão condenados a monotonia, não existe pior morte para o ser, do que a morte do espírito de aventura.
ResponderExcluirpublicitário não é pai de família, é bixo loko, não gostou, vira funcionário público!
não me formei ainda e ja passei por 5 empresas.
; * kisses
Vocês estão procurando a felicidade no lugar errado, não somos nosso trabalho, somos muito mais que isso.
ResponderExcluirCaro amigo Gustavo.
ResponderExcluirDizer que " Publicitário não é pais de família, é bixo loko", expõe totalmente o que o mercado pensa da nossa profissão: a falta de comprometimento e bagunçada.
Com este comentário vc denegriu a imagem séria e profissional que eu e tantos outros profissionais, pais de família, tentam construir mas que infelizmente esbarram na falta de seriedade de alguna colegas.
O comentário do nosso amigo Thiago é o retrato disso, ao invés de tentarmos nos unir, tentamos apenas jogar contra o outro e mostrar o quanto
"bons" nós somos.
Infelizmente nossa categoria se preocupa mais com prêmios do que com a verdade do trabalho no dia-dia, minha professora do 3°ano na Unifran-SP, Ana Carol Schimdt(ótima, por sinal) sempre dizia: " Nós mudamos a imgem de produtos, de empresas...mas não conseguimos mudar a nossa! Somos vistos como palhaços, preguiçosos por grande parte do mercado de trabalho, somos como pavões em uma jaula de leões".
Nossa classe precisa de união e respeito, para que comentários como do Thiago não precisem ser postados.
" publicitário não é pai de família, é bixo loko, não gostou, vira funcionário público!."
ResponderExcluirÉ por isso que os donos de agências não tem respeito nenhum pelos diretores de arte.