Conheça o IFDBlog e mantenha-se atualizado com nossas informações e insights. Explore o universo da publicidade, propaganda, marketing e design. Clique Aqui!

10/02/2010

Estudo mostra que 55% das empresas brasileiras controlam mídias sociais no trabalho

fevereiro 10, 2010
Se você vir seu funcionário em uma rede social, vai achar que ele está perdendo tempo, que isso pode colaborar para o trabalho ou que você não tem nada a ver com isso? Bom, a primeira opção parece ser a resposta para a maioria dos empregadores brasileiros, porque 55% das empresas do Brasil têm alguma política de controle sobre o uso de mídias sociais no trabalho, contra apenas 20% da média global. As informações são da pesquisa da empresa de recursos humanos Manpower, realizada com 34 mil empregadores de 35 países.

O segundo lugar ficou com a África do Sul, com 40%. Mesmo a China, que censura até pesquisas no Google relacionadas a Dalai Lama, por exemplo, ficou com 33%. Já os empregadores que mais parecem confiar no bom uso das mídias sociais por seus funcionários são os da Polônia (1%) e França (2%). A pesquisa mostra ainda que, no Brasil, o setor que mais controla os empregados é o de finanças (81%), seguido de transportes (65%) e administração pública e educação (58%).

Pedro Guimarães, diretor comercial da Manpower no Brasil, afirma que “as políticas para mídias sociais ainda estão focadas no gerenciamento de riscos, e não na maneira como as ferramentas podem ser aproveitadas em benefício dos empregados e do negócio”. Ele acredita que permitir o acesso a redes como Orkut, Facebook, Flickr e Twitter pode ajudar a motivar o funcionário, fortalecendo junto a ele a missão e os valores da empresa.

Dos quase mil empregadores brasileiros entrevistados, 77% afirmam que evitam a perda de produtividade com suas políticas de uso de mídias sociais. Para 32%, a regulamentação protege informações confidenciais das companhias, e 19% citaram proteger a reputação da empresa como uma boa razão para esse controle.

O estudo “Social Networks vs. Management? Harness the Power of Social Media” encontra-se disponível em http://www.manpower.com/research/research.cfm.

autor: Ricardo F. Santos
fonte: http://revistapegn.globo.com

0 comentários:

Postar um comentário