Conheça o IFDBlog e mantenha-se atualizado com nossas informações e insights. Explore o universo da publicidade, propaganda, marketing e design. Clique Aqui!

08/03/2010

Apresentação!

Um dia estava procurando vagas aqui no Publicijobs encontro um post dizendo que precisam de mim! Aceitei na hora!
Me formo esse ano em Publicidade e Propaganda na Belas Artes e estou atrás de um trabalho na área, e posso dizer que está bem difícil! A maioria das vagas pede experiência, mas como vou ter a tal se ninguém me dá um trabalho?
Enquanto estou em casa estou fazendo uma das coisas que mais gosto de fazer: escrever! Quando vi o Publicijobs me chamando, tive que aceitar na hora! Escerver para pessoas que vivem o mesmo 'drama' que o meu, saber o que elas pensam, e ajudar um projeto tão bacana faz eu me sentir útil nessa fase complicada de fim de faculdade e busca de emprego.
Vou contrinuir com matérias e textos com a minha cara, a nossa cara! Espero que gostem!
Pra começar, vou publicar aqui um texto que escrevi pro meu blog:
Hoje na minha aula de planejamento de campanha publicitária o professor estava contando que existe um projeto que vai acabar deixando campanhas de alimentos como as de remédio, com um espaço especial para "contra-indicações". O tempo da campanha em si precisaria ser reduzido para que informações nutricionais relevantes fossem passadas. No meio da história toda meu professor disse: "mas a publicidade não tem culpa dos maus hábitos alimentares". Depois de ouvir tal frase fiquei pensando; alguém, por acaso, já viu propaganda de alface? Ou já viu propaganda de salgadinho, chocolate ou refrigerante com pessoas gordas?
Numa outra aula eu ouvi o professor dizer que a publicidade não mente, ela apenas omite os pontos negativos e explora (muito) os positivos.
Trabalhar com publicidade não é só sentar numa cadeira e ter idéias, como muita gente acha, é planejar, pesquisar, negociar etc etc etc. Tem muito mais coisa, e será que todas elas estão unidas para enganar? De maneira curta e grossa é isso mesmo, fantasiar, enganar, seduzir. Quem estuda publicidade também assiste televisão, também compra, também é enganado.
Por outro lado, você não vai colocar uma menina feia que levou um pé do namorado comendo chocolate na propaganda! Todo mundo sabe que situações como essa existem, todo mundo sabe que comer chocolate engorda, mas mesmo assim todo mundo come e as campanhas são lindas. A Coca-cola faz algumas campanhas muito boas, todo mundo consome e todo mundo sabe que faz mal.
Estou confusa! Não sei mais se é enganar de verdade ou de brincadeira. Todo mundo sabe que se você comer uma semana de McDonald's, não vai ficar magro como as pessoas que aparecem na propaganda!
Nos dois primeiros semestres do curso eu tive aulas de psicologia, estudei toda essa parte de seduzir o consumidor etc, mas isso não acontece comigo, então é difícil acreditar. Eu não me lembro de nenhuma propaganda do Alpino e ele é meu chocolate preferido, eu lembro de várias campanhas da Coca e não tomo refrigerante (mas quando tomo, prefiro fanta!).
Alguns dias eu acordo amando a publicidade, outros dias eu detesto! Quero pensar que estou encantando as pessoas, não enganando. Quero criar realidade, não fantasia.
Quero ser uma boa publicitária, não uma estudante confusa.


Danielle Franzon
Equipe Publicijobs

0 comentários:

Postar um comentário