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01/06/2010

Confira os 10 principais erros que profissionais cometem em entrevistas e dinâmicas

junho 01, 2010
Empresa de recrutamento ensina dicas para candidatos não cometerem gafes e erros na hora dessas avaliações

Quando se participa de uma entrevista de emprego ou dinâmica de grupo, o profissional deve estar ciente que os recrutadores estão avaliando muito mais do que seu currículo ou experiência profissional. Nesses processos seletivos são avaliados também a postura, o comportamento e as atitudes de cada candidato.

Principalmente quando existem semelhanças sobre as habilidades e as experiências profissionais entre candidatos concorrentes, o desempenho de cada um nessas avaliações torna-se fator decisivo na escolha do recrutador.

Por isso, é muito importante que o candidato treine o que deseja falar e se prepare adequadamente para esses processos seletivos. Contudo, é muito comum ainda, que candidatos cometam erros e falhas nessas entrevistas ou dinâmicas de grupo. Há casos de que esses profissionais saem da avaliação ou de uma entrevista, sem ao menos saber que cometeram alguma falha durante o processo.

Como uma forma de colaborar para os profissionais que estão enfrentando a maratona de algum processo seletivo, o Nube (Núcleo Brasileiro de Estágios) selecionou os 10 principais erros que candidatos cometem nessas avaliações e revela dicas de como evitar cada situação. Confira:

1. Português Inadequado: Esse é um ponto muito importante. Falar e escrever corretamente, sem o uso de gírias, conta muitos pontos para o candidato. Procure não utilizar vícios de linguagem como "né" e "tipo". Fale com calma para sua pronúncia ser correta e não soltar, por exemplo, um "tamém" ao invés de também. Caso perceba o seu erro, corrija-se, pois dessa forma o entrevistador sabe de seus conhecimentos.

2. Vestimenta: Saber se vestir é primordial. Decotes, roupas curtas ou justas, calças muito baixas mostrando as roupas íntimas e camisetas de times devem ficar guardadas para outras ocasiões. Evite roupas sujas e amassadas e aposte em cores neutras como preto, marrom, bege e branco. Quando receber a ligação sobre a vaga, pergunte qual o tipo de traje adequado. Nem todas as vagas exigem o uso de roupas sociais. Na dúvida é melhor estar bem trajado, pois demonstra sua preocupação com o momento. Os sapatos devem estar limpos e não muito velhos.

3. Falta de Ética: Falar mal sobre pessoas e empresas pelas quais você passou não é bom para sua imagem. É antiético citar exemplos negativos, principalmente quando o candidato não está envolvido no episódio. A história pode soar como fofoca e esse não é um comportamento esperado no ambiente corporativo.

4. Postura corporal: Sentar-se com postura "largada", ombros caídos, pés inquietos e batendo no chão, olhar disperso e mãos segurando a cabeça demonstrando tédio podem fazer você ser desclassificado. O corpo transmite muitas mensagens e os entrevistadores estão prontos para entendê-las. Então, tenha postura correta, mas não force gestos e expressões faciais.

5. Conversas: Evite conversas paralelas quando o facilitador ou os candidatos estiverem falando. Isso denota falta de respeito com o outro e você pode perder explicações importantes sobre o processo seletivo. Tome cuidado quando for responder uma pergunta. Seja claro e objetivo, porém saliente como pode contribuir caso seja o escolhido.

6. Mentiras: Jamais invente cursos ou experiências em seu currículo ou entrevistas. Você poderá ser testado e, caso a empresa perceba a informação incorreta, pode finalizar a participação do candidato tanto na dinâmica, quanto após a contratação. Se não tiver conhecimentos nas áreas solicitadas, mostre seu interesse em aprender.

7. Falta de conhecimento: Procure saber sobre a empresa e o ramo na qual ela atua. Visite sites e faça buscas na Internet. Assim você poderá ter mais idéias de como ela se posiciona no mercado e mostrará interesse ao entrevistador. Não pergunte sobre salários e benefícios no início da conversa. Isso demonstra o interesse maior no dinheiro e não na oportunidade. Porém, se não ficar claro, aborde o assunto antes de finalizar o encontro.

8. Atrasos: Chegar depois do horário não é bom para sua imagem. Calcule o tempo necessário para chegar ao local e conte com os imprevistos. Pesquise se na região há obras ou previsão de chuvas e saia mais cedo nesses casos. A impressão dos candidatos que se atrasam é de falta de comprometimento. Comparecer com 15 minutos de antecedência é o indicado para relaxar antes do início da entrevista.

9. Falta de postura corporativa: As dinâmicas são um momento de avaliação. Evite conversas não relacionadas com a atividade executada. Dar gargalhadas, criticar os demais participantes ou fazer piadas em excesso não são comportamentos esperados pelo selecionador. Também não queira sempre impor suas idéias, mostre sua capacidade de compreensão quando necessário.

10. Falta de participação: Você foi chamado para uma dinâmica de grupo e quer a vaga? Então participe ativamente de todas as atividades. Apenas tome cuidado para não falar demais e deixar os outros candidatos sem espaço. Mostre que você sabe trabalhar em equipe e dê a oportunidade de outras pessoas também se expressarem.

De acordo com Natália Caroline, coordenadora de seleção do Nube, essas dicas são preciosas para quem procura uma oportunidade. "Utilizando esses conhecimentos, com certeza o candidato aumentará sua chance de aprovação em um processo seletivo e de ter mais sucesso em sua carreira", afirma.

autor: Redação Administradores
fonte: www.administradores.com.br

1 comentários:

  1. Inicialmente, entendia que a 10ª dica do texto indicado deveria ser relativizada, uma vez que nem todo líder é aquele que participa ativamente, muito porque uns tem que ceder o seu momento para que a equipe evolua e construa sua idéia.

    Digo isso, porque fiz a dinâmica de grupo da Pwc em BH e o que pude perceber, com relação ao meu grupo, foi que as pessoas falavam sem ter noção do que estavam falando e, desatentamente, ao mesmo tempo que escutavam as outras opiniões também não as escutava.

    Em minha opinião, o verdadeiro líder é aquele que sabe ceder o espaço para que os outros falem e saiba pincelar alguns pontos ou suprir estratégias que estão enfraquecidas.

    No meu caso, por exemplo, todos do grupo escolheram os setores de maior destaque, assim, escolhi o de recursos humanos. Em momento algum fui ouvida, talvez por não atribuírem valor a esse setor. Fiz ser ouvida, após as criticas dos avaliadores, tentei ponderar minha opinião. No entanto, percebi que os outros membros precisavam cumprir suas metas designadas pela equipe avaliadora, logo acabei dando suporte mesmo discordando de alguns pontos primordiais. Um bom exemplo foi a estratégia da equipe em criar uma empresa de brinquedo no nordeste para crianças portadoras de necessidade especial, região e público alvo que desconhecemos mais do que se criássemos uma empresa na nossa própria cidade.

    Bem.. tentei suprir o que ficou enfraquecido, neste caso a publicidade e a maquete.

    No entanto, entendo que a dinâmica que fiz, por possuir um pequeno espaço de tempo e muitas pessoas participando e falando, talvez, os verdadeiros líderes, em minha opinião, não puderam se destacar, uma vez que a maioria dos candidatos estavam determinados a cumprir suas próprias metas: aparecer para a equipe avaliadora.

    Ainda penso muito sobre essa minha primeira dinâmica e talvez tenha que amadurecer. Quem sabe ano que vem esteja preparada para me destacar e encaixar no perfil momentâneo exigido(penso, eu!).

    Agora entendo que a 10ª dica é muito coerente com o que é preciso demonstrar em curto espaço de tempo.

    Assim, agradeço as dicas ofertadas.

    Carolina Alves

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