Conheça o IFDBlog e mantenha-se atualizado com nossas informações e insights. Explore o universo da publicidade, propaganda, marketing e design. Clique Aqui!

21/01/2011

+ um Desabafo

janeiro 21, 2011
Olá a todos,

Primeiramente gostaria de parabenizá-los pelo site, acompanho ja a alguns anos e são projetos assim que nos deixam animados quanto a existência de bons profissionais na área. Gostaria de pedir que isso que estou escrevendo seja publicado, não acredito que fará diferença mas tenho certeza que várias pessoas vão se identificar com isso e quem sabe algumas agências mudem alguns conceitos.

Tenho 26 anos e sou relativamente novo ainda na área, pegando um gancho do colega Luciano acho que a queixa dele está plenamente correta, as agências hoje pedem um profissional monstro, mas a remuneração para ele é terrível, acho ainda que de certa forma existem exageros grotescos pois cansei de ver anúncios para ''assistentes'' onde os requisitos exigidos não são para o posto de ''assistente'' e sim para postos acima e isso deprecia a profissão de uma forma que eles nem imaginam, pois na maioria das vezes eu aposto que as pessoas que estão acima desse ''assistente'' e que teóricamente seriam seus superioes não tem os requisitos exigidos pela vaga e não dominam os programas e ou plataormas pedidas, ai deixo que os leitores tirem suas próprias conclusões pois eu ja tenho a minha e com certeza a carapulça serviu pra muita gente.

Estou em busca de oportunidades e vejo que o mercado está bem aberto e muitas vagas pintando, eu ja fiz diversas entrevistas e a cada vez que saio de alguma alimento uma dúvida na minha cabeça, duvida essa que é o motivo do meu desabafo ''QUAL O TIPO DE PROFISSIONAL QUE AS AGÊNCIAS PROCURAM HOJE ?''

Por mais que pareça uma pergunta clichê se formos pensar mais afundo não é, eu e acredito que muitos outros nos preparamos, nos capacitamos, buscamos diferenciais para nossas áreas procuramos sempre algo mais e ai quando chegamos para uma entrevista parece que tudo que fizemos vai pelo cano e não vale de nada, por muitas vezes eu saio de entrevistas com um sentimento estranho, parece que quanto mais você é verdadeiro mais longe você fica da vaga, falo isso pois poderia muito bem falar o que o entrevistador quer ouvir apenas para agradá-lo ou fazer como muita gente que para pegar empregos falam que fazem coisas que não fazem (e olha que conheço muita gente que ja fez isso), ai quando vemos algumas pessoas que hoje estão nessas agências percebemos o quanto elas são despreparadas, muitas vezes sem nem ter vivência no mercado, mas uma mentira bem contada deu a vaga ela. Fora quando nos fazem perder nosso tempo de ir a entrevista sendo que a vaga já está preenchida devido ao grande amigo QI (QUEM INDICOU), isso me revolta pois já sai de entrevistas onde ficou bem claro que ja era carta marcada ou mesmo os próprios entrevistadores cairem em contradição, mas claro quando isso acontece sempre há um mal entendido, participei de uma entrevista onde eram 3 etapas e passei da 1 para a 2 normalmente, porém vi uma pessoa passar da 1 para a 3 direto e quando o mesmo foi embora estava abraçado com um amigo que era funcionário da agência em questão, e falo isso pois me foram explicadas as etapas e eu vi a pessoa ''pular'' as mesmas mostrando a contradição entre os entrevistadores da etapa 1 e 2.

Outra coisa que acho até engraçada é que em muitos casos exigem pós graduação, quero deixar bem claro que não tenho mas pretendo fazer e acho muito importante, mas a questão é que eu conheço pessoas que tem pós e mal trabalharam na área nem sabem direito o que é a publicidade ou marketing, como funcionam os processos dentro de uma agência, dentre outras coisas básicas do dia dia, sabem apenas na teoria e cá entre nós quem é formado sabe muito bem que a base que nos dão na faculdade foge completamente ao mundo real, quem é recem formado e se depara com a área fica perdido pois na faculdade tudo é fácil e possível de se fazer, além de verbas de TCC de cem milhões como foi a minha, ou seja, uma pós graduação vale mais que a experiência e vivência, como conheço pós graduados que nem sabem como fucniona a área conheço também gente que não tem pós e são profissionais magnificos, mas enfim os entrevistadores estão mais preocupados em saber quais seus hobbies, se você tem pós dentre outras coisas muitas vezes futeis do que se você trabalha bem, se você é um bom profissional, se você conhece a área em que atua, etc.....

Finalizando coloco abaixo algumas reflexões para anunciantes e leitores:

Qual o profissional que as agências querem ??? Se querem um monstro por que não remuneram dignamente o mesmo ???

Até onde ser verdadeiro e original pode te atrapalhar num processo seletivo ??? Será que para conseguir me recolocar devo ser falso e falar que sei o que não sei ???

Tudo que busquei e trabalhei como diferenciais bem como vivência e conhecimento da área que atuo valem de que ??? Será que como publicitário se eu fizer uma pós consigo um emprego como Engenheiro ???

Se existe uma vaga com carta marcada, por que nos chamam para entrevista ??? É legal criar esperanças falsas nas pessoas ???

E essa vai principalmente para os RH's. Avaliem uma pessoa não pelos seus hobbies e sim pelo seu conhecimento e pelo seu amor a profissão, não pelo nervosismo na hora, mesmo por que vocês já viram alguém que esta desempregado ficar tranquilo como se tudo estivesse normal ?! e por fim já que vocês traçam perfis, tracem quando alguém é guerreiro e tem vontade de aprender e saibam avaliar quando estão dando a vaga para alguém que nem a verdade está falando ou pessoas que falam apenas o que vocês querem ouvir, se sempre ouvissemos apenas o que queremos o mundo seria cheio de puxa sacos e pessoas sem personalidade pra saber se virar quando o negócio aperta.

Quero deixar bem claro que não sou nehum gênio e muito menos o dono da verdade, estou apenas expressando um descontentamento, eu busquei e sempre busco diferenciais e ser um profissional diferenciado sempre que escuto uma crítica sobre minha área procuro fazer o contrário e fugir dessa limitação e por isso me considero um bom profissional e tenho certeza que posso oferecer muito a Publicidade ainda. Não estou generalizando, existe muitos profissionais bons por ai bem como entrevistadores, da mesma forma que fiz entrevistas que sai com sentimento estranho fiz entrevistas onde sai falando ''SERÁ UMA HONRA PODER TRABALHAR COM UM PROFISSIONAL DESSES''. Espero não ter ofendido ninguém e para quem a carapulça serviu lamento muito mas reveja seus conceitos.

Um abraço a todos e boa sorte a quem procura um emprego.
Felipe

23 comentários:

  1. Você tirou as palavras da minha boca, sou recem formado e passo dia dia pelas mesmas coisas. Penso sempre em buscar uma pós mas o mais próximo que jÁ cheguei de uma AGÊNCIA foi em fases de entrevistas. + de 15 para a minha bagagem profissional.

    ResponderExcluir
  2. Credo, que choradeira interminável... aff

    ResponderExcluir
  3. Pois é caro Felipe, se procura uma carreira segura não é na publicidade que vai encontra-la. Na maioria dos casos sem planos de carreira, sem pagamento por incontaveis horas extras, ou seja, um meio que infelizmente esta sendo dirigido por aventureiros e aproveitadores. Claro que há exceções, mas são muito poucas.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Felipe por ter feito um desabafo desses que acaba sendo de muitos outros.

    ResponderExcluir
  5. O Publicijobs pode fazer alguma coisa. Basta não postar mais vagas que não informam o salário oferecido.

    ResponderExcluir
  6. Muito verdadeiro o que você escreveu. As vezes os proprios entrevistadores não sabem bem o que querem, ou não colocam informações basicas como: salario,beneficio,horario,funçoes... Essas tres coisas são um direito do candidato saber. E deveriam saber isso antes de sair de casa, pois o desempregado não é um à toa, nem tem grana sobrando para pegar uma ou duas conduções para entrevista.

    ResponderExcluir
  7. Concordo com alguns pontos que você falou, principalmente quanto a salário x responsabiliadades, chega a ser bizarro, mas descordo de outros. A minha dica é: Seja bom no que voce faz, dedique-se, e seja mais você em uma entrevista, nao se preocupe com o adversário. O que as empresas e agencias querem ? Um cara "sangue nos zóio" e seja bom e ame aquilo que faz. Boa Sorte a você também meu caro.

    ResponderExcluir
  8. Apoiadíssimo! Passei por muitas entrevistas nesses últimos meses, e muitas vezes, apenas ser o mais simpático e cheio de lábia basta. Outro ponto que poderia ser focado é sobre estágios: muitos não o fizeram, e mesmo com talento e amor a profissão, não podem entrar em vagas do tipo 'assistente' pois não tem estágio! Mesmo que tenha experiência anterior em empresas de segmento semelhante (como no meu caso).

    ResponderExcluir
  9. Falou bem, Felipe!!! Estou passando pelas mesmas dificuldades...acabei de desenvolver um trabalho super bacana, com resultado positivo para um candidato politico. Encerrei as minhas atividades em novembro, e pasme, durante 2 meses mandando curriculo para todas as vagas anunciadas e que tenho certeza estar dentro do perfil, nem para entrevistas sou chamada. A pergunta que não quer calar: o quanto vale uma indicação???
    Isso implica a falta de respeito e oportunidade aos desempregados que precisam e desejam trabalhar como profissionais capacitados e apaixonados pela profissão. Eu sinceramente, estou totalmente desmotivada.
    Mas vamos em frente! Vamos ter fé e persistir. Uma hora aparece o trabalho certo, no lugar certo, com as pessoas certas.
    Boa Sorte, colega!
    Daniela Galendi

    ResponderExcluir
  10. Falou tudo...
    Outra coisa que revolta é estudar, gastar dinheiro com faculdade, gastar dinheiro com pós, cursos e perder uma vaga para alguém que mal saiu do ensino médio, fez um cursinho de web design mas tem a pretenção salarial 50% menor que a sua... Ou trabalhar há 5 anos na mesma agência, ser Diretor de Arte e receber um salário de Assistente... Acho que vou virar professor, que reclamam de seus salário pq nunca foram designer na vida...

    ResponderExcluir
  11. Achei mto boa sua colocação. Eu mesmo sofro com esse tipo de preconceito, assim como muitos profissionais.
    Geralmente acesso os sites das empresas e verifico as artes nos portifólios e sempre me pergunto: "Po, mas é pra fazer isso aí que eles querem um profissional daqueles?"
    É complicado, pois recentemente acessei um site onde "profissionais" se sujeitam a criar logomarcas de empresas por 10 reais!!!!
    Hoje mantenho um emprego estável mas vivo de fazer os freelance.
    Parabéns pelo texto. Espero que as empresas se conscientizem e os profissionais também.

    "Se ninguem aceitar a proposta medíocre ($$$) de uma empresa, não haverá o preenchimento da vaga. Isto fará com que o empregador valorize o profissional a cada dia."

    ResponderExcluir
  12. É triste mais tenho que concordar com o meu colega !!! É triste também quando aparece uma vaga dizendo que prefere alunos de faculdades como USP, Casper e Mackenzie, isso acaba com a auto-estima de alguém que fez uma universidade mais humilde. Ou que oferecem estágios que exigem que o candidato já tenha experiência e vivencia !!!
    Mais ainda tenho fé em encontrar uma agência que acredito no nosso potencial e vontade de aprender!

    Bjus

    ResponderExcluir
  13. Felipe, não sei se parabenizar vem ao caso pq o quadro é realmente desanimador. Eu entendo perfeitamente e concordo com você.
    Acho que uma das coisas que ocorre hoje é que todos que ansiaram por ter seu "negócio próprio" ou agência própria acabam atropelando tudo em nome do faturamento. Abraçam todos os jobs de grandes escritórios e querem '1' corajoso que possa fazer tudo no pc do quase home-office. Todo mundo tem direito de tentar ampliar seu negócio próprio, é aí que os que primavam pela qualidade começam a buscar quantidade.
    Sabe de outro pequeno abuso das empresas? o horário. Sabemos que quem trabalha com criação geralmente estrapola os horários, almoça com o computador, mesmo assim vemos muitas vagas das 8 às 18:30 ou das 8:30 às 19:15 com 2horas e 12 minutos de almoço... 2 e 12!!!!! As empresas querem ampliar o horário de atendimento e esquecem que o importante não é o quanto demoramos para almoçar, mas qto conseguimos descansar em casa para render no dia seguinte.
    Os únicos que podem se valorizar são os profissionais, não seremos heróis em negar todos os trabalhos mal pagos pq temos nossas contas para pagar no fim do mês, temos que valorizar os designers quando conquistarmos bons cargos e precisarmos selecionar outros profissionais. Vamos lembrar do que a agência precisa e lembrar que o bom profissional não é aquele com a maior lista de softwares no currículo e sim aquele que sabe solucionar os problemas com criatividade, discernimento, qualidade e responsabilidade.

    ResponderExcluir
  14. Felipe, Felipe... Putz, que desabafo quilométrico... Mas eu concordo com você, na parte que você disse que eles te oferecem uma vaga de Assistente, mas com requisitos que seriam para uma vaga bem superior. Uma pessoa que manja do Adobe, com tudo que tem direito, dos programas eu digo, nas plataformas PC e Mac, com experiência, ensino superior, poliglota... Nem fudendo, vai querer saber dessa vaguinha de Assistente, pagando R$ 900,00. Fora as inúmeras horas extras que terá que fazer... Esse meio Publicitário é aparentemente glamuroso, mas de fato, tem muita gente escrota. Eu tenho 19 anos, começo meu curso de Publicidade em Fevereiro. E tô correndo atrás de alguma coisa, já na área, pra pegar experiência, e quando tiver formada, trabalhar com os grandes. Como diretora de criação... Acho que esse segmento tá saturado. "Ah, pai, eu não sei o que eu quero fazer... Vou fazer P.P... É fácil, não tem número." Ah, seu bosta! Sai dessa área, deixa isso pra quem tem talento de verdade, meu... Nós, que temos o chamado, o talento, a paixão, a veemência. Tipo, o Felipe, o Bravo e Juliana, a demente.
    Fica na Paz, Felipe.

    ResponderExcluir
  15. Concordo com nosso amigo agencias pedem grandes funcionários, e não permite que funcionários de pequenas empresas mostrem suas ideias, fora aquela história de indicação, já mandei vários e-mails para muitas vagas deste site com perfil equivalente o da vaga e nem um obrigado recebi já trabalho em uma revista do ramo automotivo e pretendo trocar de empresa. Senhores contratantes abra suas mentes para novos horizontes muitos contratantes pedem um super design para ficar atendendo TELEFONE E MANDANDO EMAIL, antes de contratar um funcionário leia bem seu currículo!! muitos não sabe o que esta contratando!!

    ResponderExcluir
  16. Concordo com nosso amigo agencias pedem grandes funcionários, e não permite que funcionários de pequenas empresas mostrem suas ideias, fora aquela história de indicação, já mandei vários e-mails para muitas vagas deste site com perfil equivalente o da vaga e nem um obrigado recebi já trabalho em uma revista do ramo automotivo e pretendo trocar de empresa. Senhores contratantes abra suas mentes para novos horizontes muitos contratantes pedem um super design para ficar atendendo TELEFONE E MANDANDO EMAIL, antes de contratar um funcionário leia bem seu currículo!! muitos não sabe o que esta contratando!!

    ResponderExcluir
  17. Tenho 32 anos e 11 de experiência como redator e, meu caro Felipe, infelizmente esta é a realidade que a publicidade vive, salvo raras exceções. Pergunte para qualquer redator se ele ganha mais por também revisar, inclusive o que ele mesmo escreve? E CLT, então? Exigir Direitos Trabalhistas em publicidade é pedir para ficar desempregado.

    Felizmente ainda existem bons profissionais no mercado e com certeza um deles vai ler seu desabafo. Quem sabe daí não vem uma boa oportunidade? Boa sorte

    ResponderExcluir
  18. Felipe por causa disso muitas vezes eu penso em mudar de profissão embora eu goste de ser designer.

    As empresas só vão aprender quando começar faltar profissional de criação no mercado.

    E eu sinceramene espero ansioso pra que esse dia chegue.

    ResponderExcluir
  19. Disse tudo cara, concordo plenamente com voce, estou à 8 meses parado e fazendo entrevistas toda semana.. cheguei a ficar 4 horas numa entrevista, fazendo testes psicologicos, testes de psicotecnico, conversas com donos e psicologos da agencia para uma vaga de "assistente". Sem contar que hoje em dia anunciam assim "precisa-se de Designer Gráfico" chega no lugar é para web ou para criar apresentações em Power point.
    Também gostaria de saber o porque de tudo isso, uma unica vez adorei a entrevista, não passei ma so cara foi sincero.. ele nem pediu meu curriculum, queria apenas meu portifolio e analisou.. gostou do meu trabalho mas tinha um outro candidato com experiencia a mais. Gostei por ser sincero e mostrar o que ele realmente procurava. Eu mesmo me formei em Publicidade, mas o que aprendi lá dentro não é nada do mundo real, eu até ensinava criação para meus amigos de sala porque em publicidade é bem básico as aulas de criação.
    Concordo contigo cara.
    Paulo

    ResponderExcluir
  20. Concordo em 100% do que o Felipe declarou. Eu o contrataria pela coerência como se expos e teve a capacidade de fazer isso sem ficar pedindo favor a ninguém... Passo pela mesma situação que ele e nem tenho 26 anos... tenho mais alguns anos de mercado e por isso estou buscando sair "desse mercado"e passar de agência para cliente, onde pelo menos quem dita a regra é quem paga a conta...

    ResponderExcluir
  21. Concordo contigo cara, é um absurdo o que esta acontecendo. Eu mesmo passei por uma entrevista que durou 3 horas, passei por conversa com os donos, com psicóloga, fiz testes psicoógicos, psicotécnicos e tudo isso para ser assistente de criação em uma agencia pequena.
    Eu sou formado me publicidade e nunca fiz curso de criação e como sabe na facu eles não ensinam de fato as áreas afim, é apenas básico. Aprendi na raça e muitos lugares não aceitam isso, querem saber de certificado e etc, ao invés de analisar portifólio. Tudo bem que meu portifólio não é dos melhores, mas sei trabalhar e sei fazer. Mas hoje em dia está assim mesmo, fazem entrevistas que é para falar que fazem, porque smepre tem alguem indicado para a vaga.
    Voce esta certissímo cara.

    ResponderExcluir
  22. Antes um puxa-saco na empresa do que uma pessoa verdadeira.... assim são as agências!

    ResponderExcluir
  23. Cara
    Talvez você esteja procurando a vaga no lugar errado. Pense a respeito.

    Cheguei a ficar seis meses procurando algo até cair a ficha. Essas agências não queriam alguém como eu.
    E pensando bem, eu também não queria elas. Eu só precisava de um salário. Mandei todos eles pra PQP, arrumei um CNPJ e fui atrás de gente que precisava de um free-lancer com o meu perfil.

    ResponderExcluir